sábado, 8 de setembro de 2012


LOJAS HM - HERMES MACEDO
No início da década de 1930 os irmãos Astrogildo e Hermes Macedo chegaram à capital paranaense. Vinham do interior do Rio Grande do Sul e pertenciam a uma tradicional família de comerciantes.
Em 1932, sob a liderança de Hermes, abriram a Agência Macedo, um estabelecimento que vendia pneus, peças novas e usadas para caminhões e automóveis.
Em pouco tempo formaram uma grande freguesia e decidiram ampliar os negócios.
O sucesso foi tão grande que, alguns meses depois de aberta, os irmãos Macedo decidiram diversificar as vendas e assim a loja passou a comercializar bicicletas, artigos domésticos e uma linha completa de produtos para o lar. Com centenas de lojas de departamentos,teve também revendas de automóveis e acessórios exclusivos

Em 1943, já com a denominação de Lojas Hermes Macedo e obedecendo a uma planejada estratégia de expansão, foi inaugurada a primeira filial fora de Curitiba.
No decorrer das décadas de 1960, 70 e 80, a rede de Lojas HM ocupou lugar de destaque no ranking das maiores empresas nacionais por vendas no comércio varejista brasileiro.
Devido ao grande sucesso financeiro que adquiriu e pelo prestígio que as lojas da empresa possuíam, Hermes Macedo lançou-se na vida política. Filiado a Arena, partido criado para apoiar o Regime Militar, o empresário ocupou por diversos mandatos, o cargo de Deputado Federal entre as décadas de 1960 e 1980.

A partir do final da década de 1980, o império comercial criado por Hermes Macedo passou a enfrentar vários problemas. A desfavorável conjuntura econômica nacional, o aumento da concorrência com a entrada das novas empresas (nacionais e multinacionais) no setor de eletroeletrônicos e, principalmente, a disputa interna pela sucessão e pela administração da empresa foram fatores determinantes para o declínio do grupo HM.
A Hermes Macedo entrou em falência em 1997, um ano depois da morte de seu fundador.
O slogan da HM, era `` Do Rio Grande ao Grande Rio”.

 Amigo leitor,este Blog foi relacionado e está participando da votação TOP BLOG 2012.
Conto com o seu voto; É fácil. Só clicar no logo Top Blog / Lomadee e confirmar o seu voto.
Obrigado a todos os amigos diários...