quarta-feira, 2 de outubro de 2013


TEATRO ARENA SÃO PAULO. SIMCA TUFÃO  

A Simca do Brasil foi a subsidiária brasileira da Simca francesa, fundada em 5 de maio de 1958 na cidade de Belo Horizonte. Todavia, por motivos operacionais e logísticos (proximidade dos fornecedores de autopeças e do maior mercado consumidor do país...), a empresa decidiu fechar o escritório mineiro e concentrar suas atividades em São Paulo, onde construiu a primeira grande fábrica de automóveis do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo.    

O modelo básico produzido pela empresa a partir de 1959, foi o Simca Chambord, inspirado no Simca Vedette Chambord francês.
O primeiro Chambord a sair da linha de produção foi oficialmente entregue ao presidente Juscelino Kubitschek no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

No auge da produção (1964-1965), a empresa chegou a ter 2.300 funcionários. Em 1965, começaram a circular boatos de que a empresa estaria para ser vendida para a Chrysler, o que acabou ocorrendo no segundo semestre de 1966.
Durante alguns meses, a nova controladora ainda produziu veículos com a marca Simca, mas a partir de agosto de 1967, a Chrysler extinguiu definitivamente a marca no Brasil.   

O Teatro de Arena foi fundado na cidade de São Paulo, em 1953, como uma alternativa à cena teatral da época. A intenção de um dos seus fundadores, o ator e diretor teatral José Renato, advindo da primeira turma da Escola de Arte Dramática de São Paulo, era apresentar produções de baixo custo, em contraposição ao tipo de teatro que se via praticado pelo TBC ( Teatro Brasileiro de Comédia), com repertório internacional e produções sofisticadas.
Uma das últimas atividades da companhia, foram com experiências como o Teatro Jornal.
A trajetória do Arena foi interompida pelo Governo Militar em 1972.

Foto Sra. Eli Mendes.  http://saudadesampa.nafoto.net