segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


PASSEATA ESTUDANTIL 1968   
No dia 26 de junho de 1968, cerca de cem mil pessoas ocuparam as ruas e realizaram o mais importante protesto contra a ditadura militar até então.

A manifestação pretendia cobrar uma postura do governo frente aos problemas estudantis, e ao mesmo tempo refletia o descontentamento com o Governo. Participaram intelectuais, artistas, padres e grande número de mães.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013


7º SALÃO DO AUTOMÓVEL 1970 - PARQUE ANHEMBI
 
Pela primeira vez não realizado no Parque Ibirapuera, o 7° Salão do Automóvel, entre 21 de novembro e 6 de dezembro de 1970, inaugurou o Parque Anhembi, o primeiro espaço construído em São Paulo especialmente para abrigar mostras industriais.

Completavam-se dez anos desde a realização do primeiro Salão, e entre os automóveis, destacaram-se o Ford Landau, o Chevrolet Opala SS, o Dodge Charger e Charger RT, o VW 1500 Fuscão, a VW Variant e o VW Karmann-Ghia TC. 

Entre os carros especiais, tiveram sucesso o Puma conversível com carburação dupla (primeiro esportivo exportado), o Meta 20 de Chico Landi, o FEI X-3 (com motor Chrysler de 300 HP) e o primeiro carro elétrico brasileiro (fabricado pela Icovel), além de numerosos modelos de buggies.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


RENAULT FUNERÁRIO 1937. FRANCESCO MATARAZZO

O grupo Renault foi fundado em 1898 pelo industrial francês Louis Renault, seus irmãos Marcel e Fernand e seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer, pioneiros da indústria automobilística e introdutores do taylorismo como forma de organização do trabalho na França.

Os irmãos rapidamente perceberam a publicidade que poderiam atrair pela participação dos seus veículos em competições automobilísticas, e alcançaram rápido sucesso e reconhecimento nas primeiras corridas de cidade a cidade na França. Tanto Louis quanto Marcel Renault competiram com modelos de sua fábrica, porém Marcel morreu em um acidente de carro durante uma corrida de Paris a Madrid em 1903.   

No Brasil, esteve presente já na década de 1960, por meio da norte-americana Willys Overland, que produziu sob licença os modelos Dauphine e Gordini, este uma versão mais aprimorada do Dauphine até 1967, ano em que a Willys Overland vendeu suas operações para a Ford brasileira, a qual herdou o "projeto M".
Esse projeto, desenvolvido em parceria entre a Renault e a Willys, resultou no lançamento pela Ford em 1968 do Corcel, um automóvel cujo estilo pode ser considerado uma versão `americanizada´ do Renault 12. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013


LINHA DE PRODUÇÃO FORD GALAXIE 1967   

Em 1965, o gerente da Ford do Brasil já anuciava o lançamento de um moderno carro luxo. O Ford Galaxie fabricado no Brasil foi apresentado no V salão do automóvel, no ano de 1966. O modelo era baseado no Ford Galaxie 500 sedan americano de 1965.  

Sua fabricação se deu início no ano de 1967. O Galaxie 500 brasileiro era um sonho de consumo da alta sociedade. Tinha um motor V8 Y-Block 272 de 4,5 litros (4.458cm³) que rendia 164 hp emprestado da linha de caminhões da Ford no Brasil (posteriormente, em 1969, foi repassado no dinamômetro e mostrou 170 hp) e pesava 1780 quilos.      

Em 1969, foi lançada a versão LTD do Galaxie, mais luxuosa, com acabamento do painel e das portas em melhorado, teto em vinil, ar condicionado e câmbio automático opcional (hidramático, como chamado na época) opcionais, etc. 
O LTD foi o primeiro carro brasileiro a ter ar-condicionado e câmbio automático. Foi responsável por popularizar esses itens no país.    

A Ford começou a fabricar uma versão ainda mais luxuosa que o LTD; o LTD Landau. Apresentado na linha 71, ele oferecia além do teto de vinil, vigia traseiro menor, aplicações em Jacarandá no painel e nas portas, forrações finas no interior e um adorno em formato de "S" que caracterizava o modelo. Era de longe o carro nacional mais requintado