quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


GM CHEVETTE. LINHA DE MONTAGEM 1977

O Chevette da General Motors, foi lançado no Brasil em 1973.
O modelo introduzido no Brasil era essencialmente o Opel Kadett geração "C" vendido na Europa.
Conta-se que a GM não lançou o carro com esse nome no Brasil temendo algum tipo de problema ou associação com o Governo Militar então vigente no país. Anos depois, em 1989, o Chevette viria a coexistir com o Kadett "E" no Brasil.

O chevette foi um sedan de duas portas (fabricado até 1993) e mais tarde de quatro portas, que era uma versão feita principalmente para exportação, da qual poucos exemplares foram vendidos no mercado interno nos anos de 1978 a 1989.
O Chevette também teve versões hatchback (de 1980 a 1988) e Station Wagon, esta chamada de Marajó (de 1980 a 1989), ambas com duas portas. Também teve uma picape, a Chevy 500 (de 1984 a 1994).

Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1974 e de 1981, o Chevette teve seu apogeu em vendas a partir de 1986 até 1991, quando neste ano, seus concorrentes diretos saíram de linha em outras montadoras.
A Volkswagen parou de produzir o Fusca, a Fiat tirou de linha o 147. Sem concorrentes neste segmento, o Chevette se tornou o carro mais barato do Brasil durante esse período.
A última unidade do Chevette no Brasil saiu da fábrica em 12 de novembro de 1993, já como modelo 1994.

Foto Mário César Buzian 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... FIAT PANORAMA

A Panorama foi fabricada pela Fiat, como configuração derivada do Fiat 147.
Iniciou sua produção em 1980 e terminou em 1986,sendo substituída pela Fiat Elba, perua derivada do Uno que iniciou a produção no mesmo ano.

Na ocasião de seu lançamento a linha 147 passava por uma reestlização chamada de `Europa´ e ja contava com uma Pick up ( primeira derivada de automóvel do Brasil ) e o Furgão "Fiorino".
Sua segunda e última reestilização foi em 1983 quando ganhava a fente do Spazio, ultima geração do 147.

Panorama não fez tanto sucesso provavelmente devido sua estética, o fato de seu teto ser mais alto na parte traseira (característica de algumas peruas norte-americanas).
Foi equipada com os motores 1050 (somente na versão C a gasolina) e 1300 do Fiat 147, como toda linha era disponível só na versão de 2 Portas, devido na época haver uma grande rejeição aos carros de 4 portas no Brasil e o fato de fazer mais sucesso para famílias que pensavam erroneamente ser este aspecto essencial à na segurança de seus filhos no banco de trás.
 
Hoje a sua sucessora, Fiat Palio Weekend, pode ser chamada de ``Panorama atual´´, pois ela evoluiu da `Fiat Elba´, que evoluiu da Panorama.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


CADILLAC CONVERSÍVEL PRESIDENCIAL1955. PRES. CASTELO BRANCO

O Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (Fortaleza, 20 de setembro de 1897 — Fortaleza, 18 de julho de 1967), foi o primeiro presidente do regime militar instaurado pelo Golpe Militar de 1964.

Castelo Branco morreu, logo após deixar o poder, em um acidente aéreo ocorrido em 18 de julho de 1967. Nos inquéritos militares, um caça T-33 da FAB atingiu a cauda do Piper Aztec PA 23, no qual Castelo Branco viajava, fazendo com que o PA-23 caísse deixando apenas um sobrevivente.

Cadillac foi fundada em 1902 por Henry Leland ,mestre mecânico e empresário, que homenagiou seu pai, Antoine de la Mothe Cadillac, com o nome da empresa.
O Brasão da empresa é baseado no clube de armas, que Antoine Cadillac. havia criado na época de seu casamento em Quebec em 1687.

A General Motors comprou a empresa em 1909 e lançou a base para a moderna produção em massa de automóveis, e estabelecendo-se como o principal automóvel de luxo americano.
Cadillac é o primeiro carro americano a vencer o prestigiado Troféu Dewar do Royal Automobile Club da Inglaterra.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


CHEVROLET SUBURBAN DELIVERY. GRUPO FOLHA

O empresário, Octavio Frias de Oliveira (1912-2008), era dono em sociedade com Carlos Caldeira Filho, da Empresa Folha da Manhã S/A, empresa que edita até hoje os jornais Folha de S.Paulo e o jornal Agora São Paulo. Ele liderou o Grupo Folha desde 1962 até sua morte.

O Grupo Folha é o terceiro maior império de Mídia do País, perdendo somente para o Grupo Abril e Organizações Globo. Em 1960, os jornais Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da Noite fundiram-se no jornal Folha de S.Paulo. A circulação da Folha de S.Paulo alcançou 1,5 milhões em 1996.

O início da produção do Chevrolet Suburbam ocorreu em 1935, sendo considerado por muitos o veículo mais antigo em produção no mundo.