quarta-feira, 2 de outubro de 2013


TEATRO ARENA SÃO PAULO. SIMCA TUFÃO  

A Simca do Brasil foi a subsidiária brasileira da Simca francesa, fundada em 5 de maio de 1958 na cidade de Belo Horizonte. Todavia, por motivos operacionais e logísticos (proximidade dos fornecedores de autopeças e do maior mercado consumidor do país...), a empresa decidiu fechar o escritório mineiro e concentrar suas atividades em São Paulo, onde construiu a primeira grande fábrica de automóveis do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo.    

O modelo básico produzido pela empresa a partir de 1959, foi o Simca Chambord, inspirado no Simca Vedette Chambord francês.
O primeiro Chambord a sair da linha de produção foi oficialmente entregue ao presidente Juscelino Kubitschek no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

No auge da produção (1964-1965), a empresa chegou a ter 2.300 funcionários. Em 1965, começaram a circular boatos de que a empresa estaria para ser vendida para a Chrysler, o que acabou ocorrendo no segundo semestre de 1966.
Durante alguns meses, a nova controladora ainda produziu veículos com a marca Simca, mas a partir de agosto de 1967, a Chrysler extinguiu definitivamente a marca no Brasil.   

O Teatro de Arena foi fundado na cidade de São Paulo, em 1953, como uma alternativa à cena teatral da época. A intenção de um dos seus fundadores, o ator e diretor teatral José Renato, advindo da primeira turma da Escola de Arte Dramática de São Paulo, era apresentar produções de baixo custo, em contraposição ao tipo de teatro que se via praticado pelo TBC ( Teatro Brasileiro de Comédia), com repertório internacional e produções sofisticadas.
Uma das últimas atividades da companhia, foram com experiências como o Teatro Jornal.
A trajetória do Arena foi interompida pelo Governo Militar em 1972.

Foto Sra. Eli Mendes.  http://saudadesampa.nafoto.net

segunda-feira, 30 de setembro de 2013


FORD F350. FROTA FOLHA DE SÃO PAULO 
 

A Ford do Brasil lançou o seu primeiro caminhão nacional, o F600, que saiu da linha de montagem em 26 de agosto de 1957, seguindo o Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek.
O índice de nacionalização era de 40% com o motor V8 a gasolina ainda importado.
Em 1958 passou a receber o motor V8 Y-block produzido no Brasil.

Em 1959, a Ford lançou o modelo F-350, o caminhão médio com motor V8 e 2.670 kg de capacidade de carga.
Com grande sucesso na linha F600 / F350, em 1964, a Ford já comemorava a histórica marca de 100.000 caminhões produzidos no Brasil.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

quarta-feira, 25 de setembro de 2013


ESTACIONAMENTO HIPERMERCADO SUPERBOM. 1978

A partir da década de 60, o desempenho do Grupo Matarazzo começava a ser afetado, porém novas fábricas foram abertas: fábrica de perlon e fibras sintéticas, laminados plásticos e fábrica de café solúvel, a família repassa o Edifício Universidade Comercial Conde Francisco Matarazzo, inaugurado em 1954, para o governo estadual em troca de incentivos fiscais.
Em 1969 sentindo a pressão das multinacionais que vinham com know how avançado e publicidade, atributo pouco utilizado na IRFM, fecha pela primeira vez na história seu balanço com saldo negativo.  


Preocupado os novos tempos o Conde Chiquinho contrata a Deloiite, famosa consultoria administrativo-financeira para fazer a reestruturação societária do Grupo Matarazzo, reestruturação que não trouxe muitos resultados positivos.
No ramo do comércio o Grupo marcou presença em São Paulo com os Supermercados Superbom era uma rede com várias lojas pela cidade, chegou inclusive a entrar no ramo de hipermercados com o Supercenter Superbom.
A rede foi vendida posteriormente ao Pão de Açúcar que aos poucos foi desativando a bandeira.  


A Empresa de Auto Ônibus Transportes Coletivos Lapa S.A., ( Transcolapa ), em 1961, era pertencente ao Grupo Gatti, do empresário Luís Gatti, patriarca de uma das famílias mais importantes nos transportes municipais de São Paulo entre os anos de 1920 e 1970.
A Transcolapa, era uma das empresas mais conhecidas em sua época, apesar de porte modesto, tinha uma das melhores rentabilidade de linha operativa.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013


VW FUSCA 1200 . POLÍCIA 1964
``Baratinha , Rapa ou RP ", era o apelido dos Fuscas utilizados pela Polícia na década de 60. Pintados de preto e branco e depois na cor de abóbora.

Foto Joao J.Basso.