sexta-feira, 23 de março de 2012


C46 VARIG.VW FUSCA 1958

A partir de 1950, o Fusca começou a ser vendido no Brasil. Chegando pelo porto de Santos, as trinta primeiras unidades foram logo vendidas (a família Matarazzo foi uma das primeiras a comprar). O carro vinha desmontado da Alemanha ,e curiosamente não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil. A empresa responsável pela montagem era a Brasmotor (mesmo grupo da Brastemp ). O modelo importado era o conhecido "Split Window", com vidro traseiro dividido em dois.

Em 1953 o Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha. O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única oval.

Em 31 de outubro 1986 é produzido o último fusca, o de número 3.321.251 desde 1959.
No dia 23 de agosto 1993 é reiniciada a fabricação do Fusca. O então presidente do Brasil, Itamar Franco, interessado em gerar mais empregos e produzir um automóvel popular, incentivou a VW do Brasil.
No dia 11 de julho 1996, depois de apenas 47.700 unidades produzidas, o Fusca deixa de ser novamente produzido

Curtiss-Wright C-46 Commando foi uma aeronave de transportes originalmente derivada de um projeto de avião comercial. Foi utilizado como transporte militar durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea Americana.
Após a Segunda Guerra Mundial, poucas aeronaves excedentes do C-46 foram brevemente utilizadas na sua função original, como aviões comerciais de passageiros

No Brasil foi operado pela FAB, Varig e Sadia. Um exemplar está em exposição no MUSAL.

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