quarta-feira, 11 de abril de 2012


WILLYS PROJETO E. 1964

Construído pelo Departamento de Estilo da Willys, foi atração do Salão do Automóvel. É a primeira tentativa de um automóvel nacional, antecedendo ao projeto Uirapuru.
Estilo Gran Turismo com os conceitos de época para distribuição de massas, carroceria em fibra de vidro. Tinha desenvolvimento próprio, com detalhes apenas agora revelados: chassi com longarinas periféricas, suspensão dianteira por triangulos inferiores e feixe transversal de molas semi elipticas, traseira com eixo rígido e molas semi elipticas longitudinais.
O interior utilizava bancos em couro, e apliques de jacarandá nas portas e painel.

De acordo com o material de divulgação do MPAM produzia 150 hp e atingia velocidade máxima de 100 k/h. Portava desenvolvimentos que seriam agregados posteriormente, como o motor willys de seis cilindros, cabeçote com coletores de admissão destacáveis, dois carburadores horizontais de corpo duplo; a transmissão de quatro marchas criada pelo departamento de competições da Willys; rodas cromadas, posteriormente adotadas pelo Itamaraty, automóvel mais luxuoso da marca.
Após o Salão, participou de uma exposição em Brasília, e foi cedido ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas desde o fim da década de '60. Dele foram retirados os carburadores, o coletor de escapamento, volante, bancos, alavanca de marchas, espelhos e detalhes menores. Tem apenas 300 km rodados.

A decisão da Willys-Overland do Brasil em resgatar carros do seu passado, levando-os ao Salão, fez nascer uma das falsas verdades tão em voga no mundo dos veículos antigos: que qualquer fábrica oferece um carro o km por qualquer sucata. As trocas realmente ocorreram, mas por veículos em ótimo estado de integridade e conservação, Para a Willys, pioneira, líder do mercado, a iniciativa era apenas maneira simpática de ter atrações interessantes e de baixo custo no salão, sobrando como resíduo para preservação da história foi ação pontual. Mas a história ganhou velocidade, expandiu-se, e foi interpretada como regra de valor! ( dados Nasser Maxcar ).

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