domingo, 3 de junho de 2012


AUTO VIAÇÃO GATO PRETO

A Gato Preto é uma das empresas de ônibus mais antigas da cidade de São Paulo.
Ela foi fundada em 1927, pelo empresário Luís Gatti e hoje atende um dos principais lotes de serviços na Capital Paulista. Ela é da época em que os transportes por ônibus começaram a se profissionalizar na cidade de São Paulo.
Nos anos 20, a cidade registrava uma onda de crescimento populacional rumo às áreas mais afastadas do centro. Por questões econômicas e de infraestrutura os bondes da Light & Power não conseguiam acompanhar este desenvolvimento.
O ônibus sempre foi um modalidade flexível e conseguia chegar nas áreas onde não seria fácil ou até mesmo possível a instalação de trilhos.

Os ônibus tinham de trafegar então por regiões de realidades diferentes. Pelas mais desenvolvidas, que apresentavam uma infraestrutua maior e melhores condições viárias e áreas de difícil acesso e pavimentação precária, quase inexistente, inclusive com ruas e estradas de terra e seus desafiadores atoleiros.
O ônibus Mercedes, não permitia que as regiões fossem segregadas totalmente e cumpriam um papel social de ligá-las às áreas de mais desenvolvimento.
O Mercado exigia ônibus mais potentes e com maior desenvolvimento tecnológico. E os Monoblocos mais uma vez deram uma resposta a este novo contexto.

O Grupo Pão de Açúcar, cuja razão social é Companhia Brasileira de Distribuição, é a maior empresa varejista do Brasil. É controlada por Abílio Diniz e pelo Grupo Casino, de capital francês.
O grupo teve origem com a fundação da doceria Pão de Açúcar, em 1948 por Valentim dos Santos Diniz (1913-2008), que posteriormente se tornou uma rede de supermercados.
Hoje, a Companhia Brasileira de Distribuição conta com cerca de 1.582 lojas. O Pão de Açúcar tem mais de 79 mil funcionários.
A sede do grupo Pão de Açúcar está situada na Avenida Brigadeiro Luis Antônio.

A Rua da Consolação originou-se de um caminho já existente na época da colônia, o Caminho de Pinheiros. Um dos principais caminhos da região na época colonial, ele ligava a Vila de São Paulo à Vila de Pinheiros e era início de caminho para as cidades no oeste.
Essa antiga estrada começava no final da Rua Direita, passava pelo Anhangabaú e tomava o rumo de Pinheiros até encontrar a Estrada de Sorocaba. Conhecido também como "Caminho do Aniceto" e "Rua do Taques".
A antiga estrada transformou-se hoje na conhecida Rua da Consolação. A sua denominação deve-se a construção, em 1800, da antiga igreja de Nossa Senhora da Consolação.

A Rua da Consolação, também passou por muitas transformações. Em 1858 foi inaugurado o Cemitério da Consolação, e já no final do século XIX, era uma das principais vias que levavam à Av. Paulista.
Entre as décadas de 1950 / 60, a rua passou por uma ampla reforma com a ampliação do seu leito. Data dessa mesma época a instalação das primeiras casas especializadas em iluminação e lustres. Apesar de possuir todas as características de uma avenida (pelo menos no trecho entre a Rua Bráulio Gomes e a Av. Paulista), o seu nome oficial continua sendo Rua da Consolação.

Um comentário:

  1. Como faço para cadastrar senha no blog saudadesampa, já tentei várias e não consigo mais acessar o referido blog. Obrigado.Aguardo resposta e-mail mariosfnog@gmail.com

    ResponderExcluir