quinta-feira, 19 de julho de 2012



MARGINAL PINHEIROS. REDE ZACHARIAS 1983
O Ford Fairlane, foi fabricado pela Ford em 1955 até 1971.
O nome foi inspirado na casa de Henry Ford, em Fair Lane, ( Dearborn, Michigan ).
Em 1955, o Fairlane substituiu o Ford Crestline, oferecendo seis diferentes estilos de carrocerias, incluindo o Crown Victoria Skyliner com um simpático colorido, `` transparent plastic roof´´ ( plaxiglass ).

O projeto Fairlane, foi inicialmente destinado ao nicho ``full size´´( grande ), mas tornou-se um carro de tamanho médio a partir do modelo 1962.
O modelo `` mid-sized ´´,gerou o Fairlane australiano em 1967.
Em 1957, teve um novo conjunto de faróis dianteiros, mais longo e mais largo. Mas a grande novidade seria no final do ano, com o lançamento do Fairlane 500 Skyliner. Tinha uma inédita capota rígida retrátil.
O Fairlane 500, foi redesenhado em 1960 e também em 1961. No entanto, o recém lançado Ford Galaxie, acabou por ser o substituto da versão top de linha do Fairlane.
Uma versão mais barata, também foi lançada para concorrer no mercado americano com o Chevrolet Bel Air ( carro com preço econômico, e utilizado pela policia e também como táxi ).
Em 1962,o nome Fairlane foi `´transferido´´ para a nova linha intermediária da Ford,que visava preencher a lacuna entre o compacto Ford Falcon e o Ford Galaxie.
Em 1966, a linha Fairlane teve novas nomenclaturas; XL, GT, GTA e também foi redesenhado um novo conversível para se juntar a gama com o sedan, station wagons e hardtops.
No início de 1970,apenas o Fairlane 500 manteve-se como o modelo básico, pois novos modelos e versões já eram comercializados com o nome Ford Torino.
Em 1971,os modelos Falcon e o Fairlane 500 foram descontinuados.

Rede Zacharias teve início como Casa Zacharias,fundada em 1934.
Foi pioneira no Brasil a oferecer troca de pneus em ambiente fechado, modelo de atendimento seguido posteriormente, pelos seus principais concorrentes.

Quando Adhmar Zacharias, filho do imigrante libanês, Assad Zacharias, que fundou a empresa morreu em 2000,e um ano antes os dois filhos do empresário haviam falecidos em um acidente,nessa situação, Anna Maria Zacharias, esposa de Assad não viu outra alternativa a não ser assumir a administração da rede.
Na época, ela era uma dona de casa e não tinha conhecimento sobre gestão de empresas.
Mesmo assim,Anna Maria se esforçou para levar a empresa em frente, apesar de mudanças no mercado de pneus, como a chegada dos produtos chineses e a entrada dos supermercados na revenda de pneus e serviços.
Em 2007, a rede, que chegou a ter 92 lojas no final dos anos 80, já vinha acumulando dívidas, mas algumas lojas continuavam rentáveis.
Naquele ano, Anna Maria, já à beira dos 70 anos, foi procurada por uma organização que se apresentou "como especialista em recuperação de empresas em dificuldades``.
A proposta feita à empresária, foi a de comprar todas as ações do grupo e fazer acordos para saldar a dívida. Anna Maria aceitou a oferta.
Pela proposta, oito prédios que pertenciam à Zapa Participações ( empresa do grupo que geria os imóveis das lojas Zacharias ), seriam vendidos para o pagamento das dívidas varejista.
Apenas três imóveis foram vendidos.
As dívidas, entretanto, não foram pagas, e todas as 18 lojas da rede que restavam abertas foram fechadas. Os funcionários não receberam suas indenizações e os principais fornecedores solicitaram a falência do grupo.

Desde então, a empresária vem tentando na justiça um acordo.
Caso a recuperação judicial seja aprovada, serão vendidos os cinco imóveis da empresa,e reabertas algumas lojas.
O projeto de recuperação e licenciar a marca Zacharias, em todos os estados do Brasil.

FOTO GENTILMENTE ENVIADA - ELI MENDES
http://saudadesampa.nafoto.net

Amigo leitor,este Blog foi relacionado e está participando da votação TOP BLOG 2012.
Conto com o seu voto; É fácil. Só clicar no logo Top Blog / Lomadee e confirmar o seu voto.
Obrigado a todos os amigos diários... 

Um comentário:

  1. onde foi parar esse lindo carro ,alguem tem noticias onde ele está pois ele fez parte da historia de são paulo e não pode ser esquecido?

    ResponderExcluir