quinta-feira, 5 de julho de 2012


VW 1600 SEDAN. 1970

Mesmo dominando o mercado dos pequenos com o fusca, a VW em 1966 começou os estudos do B-135. Esse código era o modelo quatro portas que seria "indestrutível" com a mecânica do Fusca ( motor traseiro refrigerado a ar 1600 ).
A VW queria oferecer maior conforto e espaço interno com melhor desempenho.
Depois de aprovado nos testes, o carro ficou pronto no final de 1968.
Confiante no seu design, a campanha de lançamento afirmava que não era necessário abrir mão da tradicional mecânica só por causa de linhas mais bonitas.

O sedã 1600 teve grande dificuldade de aceitação do público,e o que é pior: ganhou um apelido que enterrou de vez as expectativas de vendas. Graças às linhas retas, e as grandes alças que tinha junto ao teto, foi chamado de " Zé do Caixão ".
Esse é o nome artístico de José Mojica Marins, na época um jovem criador de filmes de terror.
Em 1971 saiu de linha, rejeitado pelos consumidores mas aclamado pelos taxistas, que viam nele uma opção ao Fusca com mais portas e capacidade de carga. Mas igualmente confiável.

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