sexta-feira, 14 de setembro de 2012


CAMICLETA - SHAZAN,XERIFE & CIA. 1972

Shazan, Xerife & Cia. foi um seriado infanto juvenil da Rede Globo, exibido entre 26 de outubro de 1972, e 1 de março de 1974.
Escrito por Walter Negrão e dirigido por Adriano Stuart, com a supervisão de Daniel Filho.
Era exibido inicialmente às quintas feiras, às 21 horas,e os episódios tinham 30 minutos de duração.
A "Camicleta" ( mistura de caminhão com bicicleta ), era utilizada pelos personagens Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio), como meio de transporte, e considerado um carro encantado.
A Camicleta, se tornou o sonho de consumo das crianças e adolescentes da época.
Entre os acessórios do veículo estavam uma foto de Santos Dumont; o guru da turma de inventores, e um funcional chuveiro. A "camicleta" era parte fundamental dos episódios, tendo personalidade e vida própria.

O seriado usava uma linguagem com elementos do circo e veiculando mensagens educativas. Os protagonistas eram a dupla de mecânicos atrapalhados ( Shazan & Xerife ) ,que percorriam o mundo a bordo da Camicleta,deparando com as mais inusitadas situações.
A dupla sempre procurava uma peça mágica que faria com que eles realizassem o grande sonho: construir uma bicicleta voadora,mas sempre acontecia algo, e Shazan & Xerife eram desviados do objeto mágico.

A “camicleta” foi reconstruída sobre um caminhão Chevrolet de 1958, e utilizado peças de vários carros. O modelo foi fabricado especialmente para o seriado.
O invento era inspirado no chamado “treme-treme”, o carrinho de circo que explode e leva crianças às gargalhadas enquanto as portas caem e o capô levanta vôo.


Amigo leitor,este Blog foi relacionado e está participando da votação TOP BLOG 2012.
Conto com o seu voto; É fácil. Só clicar no logo Top Blog / Lomadee e confirmar o seu voto.
Obrigado a todos os amigos diários... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário