sexta-feira, 19 de outubro de 2012


CHEVROLET D60. RAVANINI - REFRIGERANTE TUBAÍNA CRUZEIRO. 1979

A Turbaína ( sim, com R ), é uma marca criada pela empresa Ferráspari em 1932, em Jundiaí, interior de São Paulo.
O sabor inicial da Turbaína era de tutti frutti (um suco de várias frutas),muito semelhante ao guaraná.
O nome "Turbaína" foi criado pelo italiano Pedro Pattini, fundador da Ferráspari.
Inicilmente a empresa utilizou o nome para a comercialização de balas e drops, com sabor de frutas. Depois, começou a produzir refrigerantes,e deu o mesmo nome ao delicioso mix de frutas gaseificadas.
Para baratear o custo de distribuição utilizava os vasilhames de cerveja.

Antes da invasão das colas norte americanas ( Pepsi e Coca ),a versão ``Tubaínas´´ era o refrigerante regional por excelência,pois o sistema de distribuição não chegava ao interior do Estado de São Paulo.
Entre os anos 50 e 70, vários pequenos fabricantes de refrigerantes comercializavam com autorização da Ferráspari, para utilizar a fórmula de produção em refrigerantes populares como; Taubaína (de Taubaté), Itubaína (de Itu),Tubaína ( de Leme, e direcionado principalmente ao mercado de São Paulo )...

As marcas mais conhecidas de Tubaínas são (eram): Rainha (extinta), Tabu (extinta), Bremer (extinta), Conquista, Funada, Frutty Bom, Simba, Don, Arco-Íris, Cristalina, Estrela, Minada, São José e Baré.
Atualmente,a palavra Tubaína é designada para o refrigerante que é comercializado pelas pequenas empresas, com circulação restrita a uma região,com sabor adoçicado, e baixo custo de venda. Ainda é o refrigerante mais vendido no interior de São Paulo.
Além do tradicional Tutti Frutti, cola, guaraná e soda, as Tubaínas utilizam xaropes de laranja, uva, groselha, pêssego, tangerina, maça, abacaxi e citrus... chegando até mesmo a sabores mais exóticos como manga e abacate.

Na década de 70, o principal distribuidor em São Paulo, era o fabricante Ravanini ( produzido em Leme / SP ), com a marca `` Cruzeiro Tubaína´´.
Era facilmente encontrada em todos os bares,mercadinhos, padarias e até em cantina escolar.
Lembro que com o mesmo valor de uma Coca Cola ( 290 ml ), era possível comprar uma Tubaína ( 600 ml ),e ainda com o troco levar 2 chicletes Ping Pong, ou 2 balas Soft. ( ah !! bons tempos aqueles...).

MUITO OBRIGADO !!  Amigo leitor,este Blog foi relacionado finalista na votação TOP BLOG 2012. Agora começa uma nova contagem.
È necessário votar novamente. Conto com o seu voto. É fácil; Só clicar no logo Top Blog / Lomadee e confirmar o seu voto.
Obrigado a todos os amigos diários...

Um comentário:

  1. A tubaíne fez parte da minha infância e adolescência...

    bons tempos...


    abs...
    blog POR DENTRO DOS BOXES
    http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir