segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



AEROPORTO DE CONGONHAS 1959 REAL AEROVIAS BRASIL ( SUPER CONSTELLATION - DOUGLAS DC 3 )  SHELL SERVIÇOS DE AVIAÇÃO.

A Real Aerovias - Redes Estaduais Aéreas Ltda, foi fundada em 1945 por Vicente Mammana Neto. O primeiro vôo ocorreu dia 7 de fevereiro de 1946, operando entre São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont).
Da segunda metade da década de 40 até 1955, a empresa experimentou sua primeira grande expansão, pela aquisição de empresas menores.
Em 1948 adquiriu a Linhas Aéreas Wright e em 1950 a LAN ( Linhas Aéreas NATAL ).Com essas compras,a frota da REAL chegou a 20 Douglas DC-3/C-47.
Com a compra da LATB ( Linha Aérea Transcontinental Brasileira ), em agosto de 1951, a REAL expandiu consideravelmente sua malha na região nordeste do país. 

Entre 1954 e 1956 foram adquiridas também a Aerovias Brasil e a Transporte Aéreo Nacional. Finalmente, em 1957 aquiriu do empresário catarinense Omar Fontana, 50% do capital da Sadia, que em contrapartida passou a ocupar um cargo na Real.
A Real chegou a ter a maior frota de Douglas DC-3 do mundo,com 86 unidades, no ano de 1959.
Com todas estas incorporações, a frota chegou a 117 aeronaves, que colocaram a empresa em 7° lugar no ranking da IATA, a mais alta posição já ocupada por uma empresa aérea brasileira até então.
As primeiras rotas internacionais foram abertas em 1951, com vôos para o Paraguai. Mas foi a compra dos 87% da Aerovias que levou a REAL a alçar vôos para os EUA.
Em 1960 a Real expandiu suas rotas, chegando a Tokyo. Porém nesse mesmo ano, com problemas financeiros, foi comprada pela Varig.  

Lockheed Constellation Connie ou apenas Constellation (como é conhecido no Brasil), é um quadrimotor a pistão,construído pela americana Lockheed entre 1943 e 1958, em Burbank.
Foram construídos ao todo 856 aparelhos em 4 modelos, todos com o mesmo design característico cuja forma de golfinho possui tripla empenagem ( leme ). Foi um avião muito usado no transporte de passageiros e como avião de transporte militar.
Foi o avião presidencial de Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos.
Depois da II Guerra Mundial, o Constellation tornou-se rapidamente muito popular nas linhas aéreas.
O modelo em produção para USAAF para transporte de tropas acabou como aviões de transporte de passageiros, com a TWA recebendo o primeiro em 1 de outubro de 1945.
O primeiro vôo transatlântico partiu de Washington DC em 3 de dezembro de 1945, e chegou em Paris em 4 de dezembro. 

A Trans World Airlines iniciou os serviços aéreos comerciais intercontinentais no pós-guerra, em 6 de fevereiro de 1946, com o voo regular entre Nova Iorque e Paris num Constellation.
Em 17 de junho de 1947 a Pan American World Airways iniciou suas operações regulares ao redor do mundo com o seu L749 Clipper America. O famoso vôo Pan Am 101 operou por 40 anos.
Como o primeiro avião de cabine pressurizada em uso, o Constellation ajudou as viagens aéreas a tornarem-se acessíveis e muito mais confortáveis. 

O Douglas DC-3 avião bimotor para uso civil que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940.
O Douglas C-47 Skytrain e a versão militar do Douglas DC-3, foi largamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos principais fatores da vitória aliada.
Mais de 10.000 unidades foram fabricadas em suas várias versões, tanto para transporte de tropas ou para-quedistas como para o transporte de cargas.
Foram produzidas numerosas variantes do C-47 utilizando diferentes motores, equipamentos ou disposição das cabinas.  

A Shell atua no Brasil desde 1913.
Em 1927, abasteceu o primeiro voo comercial do país, que decolava de Porto Alegre para Rio Grande ( hidroavião Dornier Do J Wal, apelidado de Atlântico, com capacidade para nove passageiros e considerado um dos mais modernos de sua época, decolou com três passageiros e 162 kg de correspondência ).
Nos anos 60, a Shell já operava em 34 pontos de abastecimento de aeronaves.

Um comentário:

  1. Excelente postagem Antonio!

    Grande abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir