EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... GORDINI e JEEP
WILLYS.
Valente,com tração em duas ou quatro rodas e câmbio de
três marchas com redução, logo o jipe se mostrou adequado às estradas e fazendas
brasileiras. A versão Rural Willys surgiu em 1956. Em 1957 as partes do veículo
passaram a ser fabricadas no Brasil e em 1959 o motor também passou a ser
brasileiro --- um seis cilindros de 2.638cc e 90cv de potência que viria a ser
adotado na maioria dos veículos da montadora.
Apesar de a filial ter
recebido as ferramentas para montagem do modelo Aero quando a matriz
norte-americana encerrou a produção de veículos de passeio, o primeiro carro
urbano da Willys brasileira foi o pequeno Dauphine, em 1959, produzido sob
licença da Renault. O econômico veículo foi um dos maiores rivais do Volkswagen
Fusca no mercado brasileiro dos anos 60, em suas várias versões que surgiram nos
anos seguintes, e também foi a base de uma série de vitórias da Equipe Willys de
competições no automobilismo brasileiro, com pilotos como Christian Heinz,
Emerson Fittipaldi e Luiz Bueno.
Em 1960 foi finalmente lançado o
Aero-Willys, ainda com a carroceria arredondada do modelo norte-americano, que
rendeu a esta primeira versão o apelido de "Aero-Bola". Em termos de mecânica, o
Aero era simplesmente o Jeep com carroceria urbana. Pesava 1.440kg e atingia
120km/h de velocidade máxima, com aceleração de 0 a 100km/h em 17,8 segundos. O
consumo de combustível era da ordem de 7km/litro.
Em 1961, a Willys lançou
mais um veículo produzido sob licença da Renault, o Interlagos, cópia do Renault
Alpine, e primeiro veículo esportivo de série do Brasil, com carroceria em fibra
de vidro em três versões de estilo (cupê, berlineta e conversível) e mecânica
baseada no Dauphine, mas com várias opções de carburação e potência.
Em
1962 foi feita uma completa reestilização da carroceria do Aero, liderada pelo
projetista americano Brooks Stevens, e foi lançado em dezembro o modelo Aero
2600, com linhas retas, modernas para a época, e algumas alterações no motor que
aumentaram a potência para 110cv. Esse novo Aero deu origem a uma versão de luxo
em 1966 que era vendida como um veículo diferente, o Itamaraty.
A Willys
entrou em crise financeira, e em 1967 a Ford assumiu o controle acionário da
empresa. O Projeto M, já bastante avançado, foi concluído e deu origem ao Ford
Corcel ,os primeiros exemplares ainda saíram de fábrica com vidros timbrados com
a marca da Willys. Os carros das linhas Jeep e Aero continuaram a ser
produzidos, sob a marca Ford-Willys até 1970, e posteriormente, por mais alguns
anos, apenas com a marca Ford. A linha Jeep ainda continuou sendo produzida até
1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário