VW GOL - FROTA VASP
Lançado em 1980, o VW GOL, é considerado um dos
maiores sucessos da VW no Brasil de todos os tempos. É também o primeiro e único
carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas até
hoje,tornando-se, em fevereiro de 2009, o primeiro e único a superar o Fusca em
vendas. Pioneiro a tornar-se modelo de entrada da marca Volkswagen em mercados
internacionais, e é o modelo mais exportado da história do Brasil, com 735 mil
unidades embarcadas para mais de 50 países.
Em 2010 a frota nacional do Gol
atingiu 5.152.655 unidades, incluindo todas as versões em circulação do veículo.
No mesmo ano, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) divulgou em pesquisa que o Gol é o veículo mais roubado do Brasil com 21.907 registros, o que corresponde a 11,45% do total da frota.
No mesmo ano, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) divulgou em pesquisa que o Gol é o veículo mais roubado do Brasil com 21.907 registros, o que corresponde a 11,45% do total da frota.
Em 1980 estreou
com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um
1300, que lhe rendeu o apelido de "batedeira" ou "chaleira" devido ao barulho
característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou
álcool como combustível. Era disponível em duas versões: Básica e L.
A Plataforma era uma variação da plataforma B1, do primeiro Passat, com motor e câmbio longitudinais.
A Plataforma era uma variação da plataforma B1, do primeiro Passat, com motor e câmbio longitudinais.
A segunda geração ( 1994 ), conhecido como Projeto
AB9 (baseada na B2, do Santana), que trazia uma carroceria totalmente nova,
moderna que apresentou linhas mais arredondadas em relação à versão anterior,
assim ganhando do público o apelido de "Gol Bola" no Brasil. Apesar da
Volkswagen apresentar um projeto de carroceria novo, a plataforma era
basicamente a mesma adotada em sua primeira geração, ajudando a manter soluções
praticamente idênticas no que diz respeito a suspensão, motorização e freios.
Com profundas mudanças estéticas, a primeira reestilização do Gol
recebeu o nome comercial de Geração III e começou a ser vendido em 1999 como
modelo 2000. Mudanças visuais foram feitas em sua dianteira, traseira e
interior, além de um novo jogo de rodas e calotas. No mais, a estrutura básica
do veículo continuou a mesma, continuando a ser um Gol Geração II.
Chamado comercialmente de "Geração 4", o Gol (ainda da segunda geração)
sofre novas alterações (face lift): novas dianteira e traseiras, novo painel
(seguindo a tendência dos automóveis "de entrada" da marca), acabamento interno
e suspensão mais elevada. Disponíveis nas versões City, Plus, Power. Em setembro
e outubro de 2006 o seu principal concorrente Fiat Palio passou em números de
vendas, contudo o Gol fechou o ano como o carro mais vendido do país.
O Novo Gol foi lançado no dia 29 de junho de 2008 e é confundido com o Gol G3 (que já foi lançado). O modelo do Novo Gol teve suas características externas e internas renovadas, e por isso é considerado a 5ª geração do Gol totalmente renovada em relação a 4ª. Esse carro é equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível.
O Novo Gol foi lançado no dia 29 de junho de 2008 e é confundido com o Gol G3 (que já foi lançado). O modelo do Novo Gol teve suas características externas e internas renovadas, e por isso é considerado a 5ª geração do Gol totalmente renovada em relação a 4ª. Esse carro é equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível.
O Gol ganhou o mercado externo desde o seu lançamento
quando foi exportado para o Paraguai, Argentina e a Nigéria. Desde então passou
a ser vendido em dezenas de países destacando-se a China onde também é
fabricado.
Em alguns países adotou outras designações como Pointer, no México. Foi o primeiro carro brasileiro exportado para a Rússia. Para suportar o frio intenso, o motor recebeu válvula que capta o ar quente do escapamento e aquece a câmara de combustão sempre que a temperatura desce abaixo dos 8 graus negativos. O filtro de ar ganhou uma espécie de snorkel para evitar entupimento com a entrada de neve. O Gol também é produzido no Irã desde 2003.
Em alguns países adotou outras designações como Pointer, no México. Foi o primeiro carro brasileiro exportado para a Rússia. Para suportar o frio intenso, o motor recebeu válvula que capta o ar quente do escapamento e aquece a câmara de combustão sempre que a temperatura desce abaixo dos 8 graus negativos. O filtro de ar ganhou uma espécie de snorkel para evitar entupimento com a entrada de neve. O Gol também é produzido no Irã desde 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário