INAUGURAÇÃO ( NOVO TRECHO ) VIA
DUTRA. TWIN COACH COMETA
A inauguração da Dutra foi marcada por
uma fila de ônibus Twin Coach, importados dos Estados Unidos pela Viação Cometa
S.A., que estreava seus serviços entre as duas cidades.
Como hoje, a ligação Rio – São Paulo já era o principal filão dos transportes interestaduais por ônibus.
A concorrência entre as empresas era acirrada. Para se diferenciar, as duas principais companhias que faziam a linha entre os anos de 1950 e 1960, adquiriam ônibus com itens de conforto, segurança e até de design não apresentados pela indústria nacional na época.
Como hoje, a ligação Rio – São Paulo já era o principal filão dos transportes interestaduais por ônibus.
A concorrência entre as empresas era acirrada. Para se diferenciar, as duas principais companhias que faziam a linha entre os anos de 1950 e 1960, adquiriam ônibus com itens de conforto, segurança e até de design não apresentados pela indústria nacional na época.
Após importar os Twin
Coach, a Cometa traria para o Brasil em 1954, os GMPD 4104, apelidados de
Morubixaba. Apelido este para dar o ar de imponência, de um guerreiro nas
estradas. A Expresso Brasileiro, por sua vez, para não ficar para trás, importa
os Flxible, apelidados de Diplomata, em 1956.
A Expresso no entanto, foi prejudicada pela retenção na alfândega, por quase 3 anos, dos Diplomatas, o que fez com que ela sentisse um baque financeiro muito grande.
Há quem dizia na época, que os ônibus ficaram retidos, não por problemas no processo de importação, mas por influência política e econômica dos concorrentes.
A Expresso no entanto, foi prejudicada pela retenção na alfândega, por quase 3 anos, dos Diplomatas, o que fez com que ela sentisse um baque financeiro muito grande.
Há quem dizia na época, que os ônibus ficaram retidos, não por problemas no processo de importação, mas por influência política e econômica dos concorrentes.
Mesmo com a posterior liberação dos Diplomata, a
Expresso passava por dificuldades. Foi um investimento muito alto para a compra
sem o retorno imediato esperado. Ônibus parado é capital empatado, sinal de
prejuízo.
Isso sem contar com os custos para recuperar os ônibus, que tiveram danos por ficarem muito tempo parados.
Isso sem contar com os custos para recuperar os ônibus, que tiveram danos por ficarem muito tempo parados.
O impacto foi tão grande que o espanhol Manoel Diegues vendeu a Expresso em 1966 para a família Romano, tradicional nas operações de transportes na Capital de São Paulo e ABC Paulista.
Mas antes da venda para os Romano, os Diplomata ganhavam a ligação Rio São Paulo.
A concorrência não se limitava às operações. Propagandas sobre o tempo de viagem e piadinhas comparando o desempenho entre os dois modelos eram inevitáveis.
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