LOCKHEED CONSTELLATION - PANAIR DO
BRASIL
O fechamento da Panair,em 1965 pelo governo
Castello Branco, foi devido a ligações de elementos da ditadura militar com a
VARIG, favorecida e beneficiada com o fim da Panair.
Ao contrário da
Varig e da Vasp, que hoje dispõem de patrimônio líquido negativo, a Panair do
Brasil tinha um acervo gigantesco que superava em muito o seu passivo, e isso
ficou mais do que comprovado nos autos do processo falimentar.
Ela era dona da Celma, uma avançada oficina de retificação de motores que é até hoje a maior da América Latina, e que atendia não apenas a Panair mas também outras empresas e a própria Força Aérea Brasileira.
Tinha hangares equipados com tecnologia de ponta, de nível comparável a países de 1º mundo, e uma rede de agências consulares instaladas nas mais importantes capitais européias.
Também era responsável por toda a infra-estrutura de telecomunicações aeronáuticas do país e por boa parte dos aeroportos do Norte/Nordeste, que foram construídos com recursos próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário