CHEVROLET MONZA
O Chevrolet Monza foi fabricado pela
General Motors do Brasil,entre os anos 1982 e 1996. Era derivado do Opel Ascona
alemão e do inglês Vauxhall Carlton MK1.
Foi eleito pela Revista
Autoesporte o Carro do Ano de 1983, 1987 e 1988.
Lançado em Abril de 1982
inicialmente na versão Hatchback 3 portas (fabricada até 1989) com motor 1.6 e
logo depois no mesmo ano ganhou opção de motor 1.8 devido as críticas com
relação à performance modesta do motor 1.6.
Em 1983 ganhou as versões sedan 4 portas e sedan de 2 portas, sendo essa ultima a mais vendida, embora ela tenha sido retirada de produção em 1995.
Teve versão esportiva como a (S/R) baseada na carroceria hatchback, produzida até meados de 1988. Em 1987, a versão Classic inaugura o uso do motor 2.0 litros.
Em 1983 ganhou as versões sedan 4 portas e sedan de 2 portas, sendo essa ultima a mais vendida, embora ela tenha sido retirada de produção em 1995.
Teve versão esportiva como a (S/R) baseada na carroceria hatchback, produzida até meados de 1988. Em 1987, a versão Classic inaugura o uso do motor 2.0 litros.
O Monza será lembrado sempre
como um carro que marcou uma revolução no seguimento de carros médios familiares
no Brasil além de ter sido o carro mais marcante no país na década de 1980. O
Monza Classic 500 EF, foi o primeiro GM brasileiro com injeção eletrônica. A
Chevrolet em 1990, prestigiou a sua primeira série (5.000 unidades) ao campeão
Emerson Fittipaldi.
A denominação 500 EF, com as iniciais do piloto e o número da sua grande conquista: as 500 Milhas de Indianápolis em 1989.
A denominação 500 EF, com as iniciais do piloto e o número da sua grande conquista: as 500 Milhas de Indianápolis em 1989.
O
sedan conviveu com o Chevrolet Vectra da primeira geração, desde o lançamento em
1993 até Abril de 1996, quando o Vectra de segunda geração no Brasil foi
lançado, obrigando a aposentadoria definitiva do Monza em Setembro do mesmo ano.
A produção total foi de 857.810 unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário