quarta-feira, 25 de setembro de 2013


ESTACIONAMENTO HIPERMERCADO SUPERBOM. 1978

A partir da década de 60, o desempenho do Grupo Matarazzo começava a ser afetado, porém novas fábricas foram abertas: fábrica de perlon e fibras sintéticas, laminados plásticos e fábrica de café solúvel, a família repassa o Edifício Universidade Comercial Conde Francisco Matarazzo, inaugurado em 1954, para o governo estadual em troca de incentivos fiscais.
Em 1969 sentindo a pressão das multinacionais que vinham com know how avançado e publicidade, atributo pouco utilizado na IRFM, fecha pela primeira vez na história seu balanço com saldo negativo.  


Preocupado os novos tempos o Conde Chiquinho contrata a Deloiite, famosa consultoria administrativo-financeira para fazer a reestruturação societária do Grupo Matarazzo, reestruturação que não trouxe muitos resultados positivos.
No ramo do comércio o Grupo marcou presença em São Paulo com os Supermercados Superbom era uma rede com várias lojas pela cidade, chegou inclusive a entrar no ramo de hipermercados com o Supercenter Superbom.
A rede foi vendida posteriormente ao Pão de Açúcar que aos poucos foi desativando a bandeira.  


A Empresa de Auto Ônibus Transportes Coletivos Lapa S.A., ( Transcolapa ), em 1961, era pertencente ao Grupo Gatti, do empresário Luís Gatti, patriarca de uma das famílias mais importantes nos transportes municipais de São Paulo entre os anos de 1920 e 1970.
A Transcolapa, era uma das empresas mais conhecidas em sua época, apesar de porte modesto, tinha uma das melhores rentabilidade de linha operativa.

Um comentário:

  1. Fiz muita compra nesse supermercado. No tempo que morava na Lapa, e mesmo depois...

    ResponderExcluir