segunda-feira, 16 de setembro de 2013


TRÓLEBUS CMTC. STANDARD WESTINGHOUSE  

Em função do Decreto Federal de 1947, a Light que desde 1900 operava o transporte coletivo ( bondes ), da cidade de São Paulo,deixava de operar na cidade quando foi instituído o monopólio dos transportes coletivos na Capital.
Todos os Bondes da Light foram transferidos para a CMTC.
Em 47 anos de atividades a Light havia transportado aproximadamente 6 bilhões de passageiros, em 300 quilômetros de linhas operadas por 587 bondes de diversos tipos, com a mesma tarifa, durante 38 anos.   

Para administrar o monopólio foi criada a CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos).
No dia 1 de julho de 1947, a CMTC assumiu a operação de todo o sistema de bondes e ônibus da cidade de São Paulo.
Trinta dias após,a primeira providência da CMTC foi aumentar o preço da tarifa de 200 Reis que já perdurava 38 anos sem aumento. A CMTC passou a passagem para 500 Reis.
Foi um caos. Os passageiros se revoltaram nas ruas, bonde e ônibus foram queimados. A população tentou atacar a prefeitura.
Alegavam que o patrimônio encontrava-se ultrapassado. As tarifas haviam permanecido inalteradas por decadas e os tempos já eram bem outros; os ônibus concorriam com os bondes.
Foram feitas tentativas de recuperação, novos veículos foram adquiridos, os serviços reformulados, novas linhas...

A cidade de São Paulo foi à pioneira no Brasil a utilizar o sistema de transportes por Ônibus elétricos (trólebus). Quando em 22 de abril de 1949 inaugurou sua primeira linha de trólebus fazendo o percurso Aclimação - Praça João Mendes, substituindo a antiga linha de bondes Nº 19.  

Os primeiros trólebus importados para este sistema foram entregues a partir de 1947, procedentes da América do Norte e Inglaterra.
Na viagem inaugural o Trólebus teve como condutor o Governador do estado de São Paulo, Dr. Adhemar de Barros.
A rede continuou a se expandir, chegando, em 1957, a 60,3 km.  

Neste ano foram adquiridos mais 75 trólebus, importados dos Estados Unidos, do tipo ACF-Brill/General Electric. Estes veículos foram comprados usados, do sistema de Denver (Colorado), que tinha desativado o modo de transporte.

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