segunda-feira, 7 de outubro de 2013


ACIDENTE ÔNIBUS FNM URBANO CMTC - CAMINHÃO FNM D11000. 1965  

A Fábrica Nacional de Motores (FNM Conhecida também como FeNeMê) foi concebida para fabricar motores aeronáuticos mas ampliou a sua atuação para a fabricação de automoveis, ônibus e caminhões.
A FNM, foi fundada no governo ``Estado Novo´´, em 13 de junho de 1942. A criação da fábrica visou transformar o Brasil em uma economia industrializada.
A fábrica foi erguida em Xerém ( no quilômetro 23 da estrada Rio-Petrópolis, município de Duque de Caxias). Os primeiros motores de avião fabricados pela FNM tinham tecnologia licenciada da empresa Curtiss-Wright.  

Com o final da Segunda Guerra Mundial a fábrica foi obrigada a diversificar a sua produção e licenciou a tecnologia da empresa italiana Isotta Fraschini Spa para fabricação de caminhões. Em 1949, após a falência da empresa italiana, a FNM fez um novo contrato com a Alfa Romeo para o desenvolvimento de um novo caminhão com motor e cabine criados no Brasil. Foram fabricados aproximadamente 15.000 caminhões.

Em 1968 a FNM foi vendida para a Alfa Romeo por 36 milhões de dólares,que posteriormente foi incorporada pela FIAT. Em 1985 a FIAT encerrou as operações da Fábrica Nacional de Motores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário