sexta-feira, 9 de novembro de 2012


ESTACIONAMENTO SUPERMERCADO SIRVA-SE.

Sirva-se foi a primeira rede de supermercados do Brasil, fundada em 1953 por Mário Wallace Simonsen, proprietário de um conglomerado de 30 empresas, ( Panair, TV Excelsior ; Banco Noroeste do Estado de São Paulo ; Biscoitos Aymoré , Comal - maior exportadora de café do Brasil ; Cerâmica São Caetano...).

A primeira loja Sirva-se, era na Av. Consolação, e diariamente visitada por centenas de ``clientes curiosos´´, que queriam conhecer a grande inovação na época; Supermercado com milhares de produtos bem distribuídos em gôndolas,e preços menores quando comparados aos mercados e armazéns.
A rede tinha 11 lojas, quando foi vendida e incorporada pelo Grupo Pão de Açúcar em 1965.

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quarta-feira, 7 de novembro de 2012


TOYOTA BANDEIRANTE

Toyota Motor Corp. (TMC), empresa produtora de automóveis com sede na cidade de Toyota, província de Aichi. Além da marca Toyota, é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu. É o maior fabricante de automóveis do mundo.
O nome original da família era Toyoda, mas por questões numerológicas a indústria foi batizada como Toyota.
As origens da empresa remontam à criação de uma secção dedicada à produção de automóveis na já existente empresa voltada à fabricação de teares automáticos chamada Toyoda Automatic Loom, em setembro de 1933.
 
Em 23 de janeiro de 1958 estabelecia-se a Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda., subsidiária da empresa japonesa. Ainda com sede no bairro do Ipiranga, na capital paulista, começava a montar o Land Cruiser FJ-251,pelo sistema de conjuntos CKD (completely knocked-down, completamente desmontados).
Primeira atividade deste tipo fora da matriz japonesa, duraria até ser inaugurada a fábrica de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, em novembro de 1962.
Apenas um ano depois do início da montagem, em 1959, já alcançava 60% de nacionalização. Em 1961 a capota de lona tornava-se disponível e o motor passava a ser o OM-324 diesel, fornecido pela Mercedes-Benz, com 78 cv brutos a 3.000 rpm.
Embora mais fraco que o antecessor, consumia menos e tinha torque suficiente para as funções do veículo. O principal objetivo da mudança, porém, era aumentar a nacionalização dos componentes .
 
Com a produção brasileira, o produto era rebatizado de acordo com a onda nacionalista da época: o Land Cruiser passava a Bandeirante, quase uma tradução literal do nome original em inglês. Um veículo desbravador, aventureiro, que não temia caminhos desconhecidos e não escolhia estradas. Um utilitário perfeito para um país até então estritamente agrário e com uma malha viária muito reduzida.
As carrocerias eram fabricadas em São Caetano do Sul pela Brasinca, tradicional fabricante de carrocerias em chapa de aço. Em 1969 Kazuo Sakamaki, que fora o primeiro prisioneiro de guerra dos EUA na II Guerra Mundial capturado no ataque a Pearl Harbor (7 de Dezembro de 1941), foi nomeado presidente da filial brasileira da empresa.
 
Sem mudanças significativas de estilo, o Bandeirante recebia apenas alterações técnicas de tempos em tempos.
Em 1973 era adotado o motor Mercedes-Benz OM-314.
Em 1999 era apresentado o picape de cabine dupla e quatro portas, para disputar mercado com o Land Rover Defender 130.
Em outubro a marca de 100.000 unidades produzidas era alcançada, mas o fim do Bandeirante estava próximo. Apesar de mais moderno que os antigos Mercedes-Benz, o motor 14B, da Toyota Motors, já não se enquadrava nas normas de emissões de poluentes que entrariam em vigor.
 
Depois de mais de quatro décadas com um importante papel no desenvolvimento do País e sendo sinônimo de robustez, a última unidade do Bandeirante (um jipe curto com capota de aço ),em novembro de 2001,deixava a linha de produção levando a sério um de seus maiores slogans publicitários: "o Toyota fica e os outros passam" (com sua foto ao lado de um ferro-velho ), ou "o Toyota passa e os outros ficam" ( mostrando-o em um atoleiro ).
 
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segunda-feira, 5 de novembro de 2012


ESTACIONAMENTO SHOPPING IBIRAPUERA 1976 ( LOJAS DUCAL ROUPAS )


Em 1971, a Veplan se juntou com a H.C. Cordeiro Guerra, resultando na Veplan-Residência, que continuou sua trajetória com grandes incorporações em mais de 300 empreendimentos construídos.
Um dos destaques do período foi a construção do shopping center Ibirapuera, lançado em 1973 e inaugurado em 1975.
O Shopping Ibirapuera é um dos principais shoppings da cidade de São Paulo, é considerado o segundo a ter sido inaugurado na cidade, depois apenas do Shopping Iguatemi.


Ducal Roupas foi uma rede de lojas de roupas masculinas de muito sucesso nas décadas de 1950 a 1970.
Seu nome, além de remeter ao nobre título de duque, também era a junção das sílabas das palavras "duas calças", pois quem comprava um paletó e uma calça ganhava outra mais barata e ficava, assim, com duas calças. A promoção deu fama à empresa junto com o seu sistema de crédito.
Na publicidade, a Ducal investiu em modelos e manequins desconhecidos e famosos, como Pelé que, graças à conquista do primeiro título da Copa do Mundo em 1958, começava a despontar também como garoto-propaganda.
Foi o primeiro anunciante famoso da Ducal. Era notório que a marca queria usar o esporte como conceito de comunicação. Outro exemplo foi o patrocínio ao programa esportivo de debates “Ducal nos Esportes”, um tipo de programa que hoje chamamos de mesa-redonda. Emerson Fittipaldi também fez algumas campanhas para a marca.
Mas o período próspero da marca acabou no final dos anos sessenta. A inflação acabou trazendo grandes prejuízos para a Ducal por causa do seu crediário em parcelas fixas e sem correção monetária.
À medida que o grupo saía da mídia, as lojas começavam a ser fechadas uma a uma. A última, localizada no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, foi desativada em 1986.

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sexta-feira, 2 de novembro de 2012


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...  TESTE COMPARATIVO REVISTA AUTO ESPORTE 1975

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quarta-feira, 31 de outubro de 2012


FROTA CAMINHÕES FORDSON - FÁBRICA ANTARCTICA

Fordson era uma marca utilizada em tratores e pick up fabricados por Henry Ford & Son, Inc, de 1917 até 1920, quando foi incorporada pela Ford Motor Company , que usou o nome até 1964.

A Companhia Antarctica Paulista foi um grupo que originalmente produzia cerveja, e que posteriormente estendeu sua participação no ramo de bebidas, passando a industrializar, também refrigerantes. Durante anos disputou a liderança do mercado cervejeiro com a Brahma, até que finalmente as companhias se fundiram dando origem a Ambev.
A Antarctica foi fundada em 1885 e inicialmente era um abatedouro de suínos, de propriedade de Joaquim Salles junto com outros sócios, localizada no bairro no bairro de Água Branca, na cidade de São Paulo.
A empresa possuía uma fábrica de gelo com capacidade ociosa e isso despertou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bücher, que desde 1868 possuía uma pequena cervejaria.
Os dois empresários se associaram, e em 1888 criou-se a primeira fábrica de cerveja do país com tecnologia de baixa fermentação, com uma capacidade de produção de 6 mil litros diários. A Antarctica teve seu primeiro anúncio publicado no então jornal "A Província de São Paulo", atual estado de São Paulo, em março de 1889: " Cerveja Antarctica em garrafa e em barril - encontra-se à venda no depósito da fábrica à Rua Boa Vista, 50".


Em 9 de fevereiro de 1891 foi oficialmente fundada a "Companhia Antarctica Paulista" como sociedade anônima, com 61 acionistas. O decreto n.217 de 15 de maio de 1891 firmado pelo presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca autorizou a Companhia Antarctica Paulista a funcionar com os estatutos apresentados dentro da legislação vigente na época.
Inicialmente a empresa não tinha um foco muito claro de negócios, atuando na fabricação de cerveja e refrigerantes, assim como na fabricação de banhas e presuntos, fábrica de gelo e manutenção de câmaras frias para estocagem de alimento.

A parir de 1930, Antarctica e Brahma passaram a eliminar quase todas concorrentes e dividiam a liderança da produção de cerveja no Brasil.

Em 1979, a Antarctica começa a exportar cerveja para EUA, Europa e Ásia.
Em 1994, adquire a Cervecera Nacional, na Venezuela.
Em 2000 a Antarctica fundiu-se com a Brahma, formando a AmBev, que se torna a quinta maior cervejaria do mundo.

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