segunda-feira, 8 de julho de 2013


1º GP SÃO PAULO. 26 JULHO 1908. VENCEDOR FIAT 40 HP.

A primeira corrida oficial de automóvel da América do Sul realizou-se em São Paulo, em 26 de julho de 1908, entre São Paulo e Itapecerica, num percurso de 80 quilômetros.
Não houve acidentes, apesar da poeira e do terreno áspero e acidentado.


O vencedor foi o desportista Dr. Silvio Penteado, com seu Fiat de 40HP. O percurso começava no Parque Antártica, em São Paulo, até Itapecerica. Os carros tinham que atravessar a Consolação, Av. Paulista, Arco Verde, Pinheiros, Botequim, Pirajussura, M. Boi Mirin, e passando por fora de Itapecerica, e voltando por M. Boi Mirim, Santo Amaro e indo sair na Av. Paulista.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

ANTIGO CAMINHÃO CERVEJARIA ANTARCTICA


A Antarctica foi fundada em 1885 e inicialmente era um abatedouro de suínos, de propriedade de Joaquim Salles junto com outros sócios, localizada no bairro no bairro de Água Branca, na cidade de São Paulo. 
A empresa possuía uma fábrica de gelo com capacidade ociosa e isso despertou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bücher, que desde 1868 possuía uma pequena cervejaria.
Os dois empresários se associaram, e em 1888 criou-se a primeira fábrica de cerveja do país com tecnologia de baixa fermentação, com uma capacidade de produção de 6 mil litros diários.
A Antarctica teve seu primeiro anúncio publicado no então jornal "A Província de São Paulo", atual estado de São Paulo, em março de 1889: "Cerveja Antarctica em garrafa e em barril - encontra-se à venda no depósito da fábrica à Rua Boa Vista, 50".

Em 9 de fevereiro de 1891 foi oficialmente fundada a "Companhia Antarctica Paulista" como sociedade anônima, com 61 acionistas. O decreto n.217 de 15 de maio de 1891 firmado pelo presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca autorizou a Companhia Antarctica Paulista a funcionar com os estatutos apresentados dentro da legislação vigente na época.
Inicialmente a empresa não tinha um foco muito claro de negócios, atuando na fabricação de cerveja e refrigerantes, assim como na fabricação de banhas e presuntos, fábrica de gelo e manutenção de câmaras frias para estocagem de alimento.
Em 1920 a Antarctica vendeu a baixo preço o terreno de 150 mil metros quadrados onde hoje está o Palmeiras, em troca de um contrato perpétuo de venda dos produtos da companhia.

Em 1939 houve um fato curioso, quando Ademar de Barros, interventor federal do Estado Novo de Getúlio Vargas ocupou militarmente a Antarctica e prendeu seus diretores, por considerar que a empresa era "uma propriedade de alemães". Posteriormente, o próprio Getúlio interveio, desculpando-se junto à empresa pelo mal entendido.
Em 1961 a Antarctica adquiriu a cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil. Em 1972, a Polar e a Cervejaria de Manaus.
Em 2000 a Antarctica fundiu-se com a Brahma, formando a AmBev.

sexta-feira, 28 de junho de 2013


FAMÍLIA FITTIPALDI  /  FÓRMULA FORD - FÓRMULA FORD PHILISHAVE. 1987

Christian Fittipaldi ( cockpit ), o pai Wilson ( direita ), o tio Emerson ( esquerda ), e o avô Wilson ( ao fundo ), no lançamento oficial da equipe Philishave de Fórmula Ford, na L'Onorabile Societá, em São Paulo 15 dezembro 1987.
O monoposto JQ-Reynard Philishave Fórmula Ford, pilotado pelo Christian Fittipaldi na temporada de 1988, sagrou-se campeão brasileiro. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013


REDE ZACHARIAS DE PNEUS. RUA BARÃO DE LIMEIRA 477   

Rede Zacharias teve início como Casa Zacharias,fundada em 1934.
Foi pioneira no Brasil a oferecer troca de pneus em ambiente fechado, modelo de atendimento seguido posteriormente, pelos seus principais concorrentes.

Quando Adhmar Zacharias, filho do imigrante libanês, Assad Zacharias, que fundou a empresa morreu em 2000,e um ano antes os dois filhos do empresário haviam falecidos em um acidente,nessa situação, Anna Maria Zacharias, esposa de Assad não viu outra alternativa a não ser assumir a administração da rede.
Na época, ela era uma dona de casa e não tinha conhecimento sobre gestão de empresas.
Mesmo assim,Anna Maria se esforçou para levar a empresa em frente, apesar de mudanças no mercado de pneus, como a chegada dos produtos chineses e a entrada dos supermercados na revenda de pneus e serviços.

Em 2007, a rede, que chegou a ter 92 lojas no final dos anos 80, já vinha acumulando dívidas, mas algumas lojas continuavam rentáveis.
Naquele ano, Anna Maria, já à beira dos 70 anos, foi procurada por uma organização que se apresentou "como especialista em recuperação de empresas em dificuldades``.
A proposta feita à empresária, foi a de comprar todas as ações do grupo e fazer acordos para saldar a dívida. Anna Maria aceitou a oferta.
Pela proposta, oito prédios que pertenciam à Zapa Participações ( empresa do grupo que geria os imóveis das lojas Zacharias ), seriam vendidos para o pagamento das dívidas varejista.
Apenas três imóveis foram vendidos.
As dívidas, entretanto, não foram pagas, e todas as 18 lojas da rede que restavam abertas foram fechadas. Os funcionários não receberam suas indenizações e os principais fornecedores solicitaram a falência do grupo

Desde então, a empresária vem tentando na justiça um acordo.
Caso a recuperação judicial seja aprovada, serão vendidos os cinco imóveis da empresa,e reabertas algumas lojas.
O projeto de recuperação e licenciar a marca Zacharias, em todos os estados do Brasil.

segunda-feira, 24 de junho de 2013





LOCKHEED CONSTELLATION - PANAIR DO BRASIL 

O fechamento da Panair,em 1965 pelo governo Castello Branco, foi devido a ligações de elementos da ditadura militar com a VARIG, favorecida e beneficiada com o fim da Panair.
Ao contrário da Varig e da Vasp, que hoje dispõem de patrimônio líquido negativo, a Panair do Brasil tinha um acervo gigantesco que superava em muito o seu passivo, e isso ficou mais do que comprovado nos autos do processo falimentar. 

Ela era dona da Celma, uma avançada oficina de retificação de motores que é até hoje a maior da América Latina, e que atendia não apenas a Panair mas também outras empresas e a própria Força Aérea Brasileira.
Tinha hangares equipados com tecnologia de ponta, de nível comparável a países de 1º mundo, e uma rede de agências consulares instaladas nas mais importantes capitais européias.
Também era responsável por toda a infra-estrutura de telecomunicações aeronáuticas do país e por boa parte dos aeroportos do Norte/Nordeste, que foram construídos com recursos próprios.