quarta-feira, 16 de outubro de 2013


CAMINHÃO INTERNATIONAL NV184 1962 . COMPANHIA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA   

Os caminhões da marca International Harvester trafegam pelo Brasil desde 1926, quando a fábrica norte-americana começou a vender seus veículos no País, juntamente com ônibus e tratores que, na maioria, eram montados aqui.
Com o processo de nacionalização da indústria automotiva dos anos 50, a International Harvester Máquinas S.A. instalou uma fábrica em Santo André (SP). O primeiro caminhão produzido em 1957, foi o modelo NV184
O International não chegou a fazer sucesso,mesmo sendo apropriado para usos severos, graças à sua boa potência e resistência, só foram vendidos 5.669 caminhões e 299 chassis de ônibus em pouco mais de oito anos de fabricação no Brasil. Por isso, a matriz norte americana acabou fechando a fábrica brasileira, em 1965.   

A Companhia Estrada de Ferro Sorocabana foi criada em 2 de fevereiro de 1870 por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luís Mateus Maylasky, cidadão Austro-Húngaro, com um capital inicial de 1 200 contos de réis.
O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 10 de julho de 1875 e era formado por uma única linha, em bitola métrica, entre São Paulo e a fábrica de ferro de Ipanema, passando por Sorocaba.

Inicialmente concebida para transportar as safras de algodão, as receitas geradas pelo transporte desse produto logo se revelaram insuficientes, levando a ferrovia a enfrentar sérias dificuldades financeiras.
De 1907 até 1919 a Sorocabana foi arrendada para o grupo Percival Farquhar,passando a operar com o nome `The Sorocabana Railway Co´.  

A Sorocabana serviu a inúmeras cidades do oeste paulista. Sua linha tronco expandiu-se, mas novamente passa por crise financeira, e a situação se deteriorou de tal maneira que a ferrovia teve que ser encampada pelo estado de São Paulo, durante governo Altino Arantes,para assegurar a continuidade do serviço público.
A  Sorocabana permaneceu até 1971 sob o controle direto do Estado de São Paulo, quando foi incorporada à Fepasa. A partir de 1995 as linhas suburbanas da antiga Sorocabana passaram a ser administradas pela CPTM.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013


PONTIAC EIGHT FOUR-DOOR TOURING SEDAN 1936. ADEMAR DE BARROS   

Ademar Pereira de Barros, elegeu-se deputado estadual constituinte pelo PRP em 1934, fazendo forte oposição ao Governador Armando de Sales Oliveira.
Como deputado estadual defendeu a cultura do café, apoiou o candidato José Américo de Almeida, que disputava contra Armando de Sales Oliveira, a presidência da república, nas eleições que deveriam ocorrer em janeiro de 1938.   

Defendeu presos políticos, entre eles Caio Prado Júnior, e fez oposição ao governo federal de Getúlio Vargas.
Foi deputado estadual até 10 de novembro de 1937, quando Getúlio deu o golpe do Estado Novo e fechou todas as casas legislativas do Brasil.  

A Pontiac foi constituída em Julho de 1899 por Albert G. do North e Harry G. Hamilton. 
Em 1907 começava a produção automóveis. Em janeiro de 1909, a General Motors comprou a Companhia de carros `Pontiac Oakland Motor´.

A linha foi comercializado como a divisão da General Motors, especializada em veículos de desempenho . 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013


CHEVROLET MONZA ADAMO   

A Adamo Veículos fabricava em São Paulo,carros com carroceria de fibra de vidro. A empresa levava o nome de seu fundador, Milton Adamo. O principal modelo foi o Adamo GTM.  

Em 1988 lançou o Monza Adamo,que com o kit instalado,tinha semelhança com o Chrysler Le Baron. Em 89 lançaram a versão conversível.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013


LINCOLN MODEL L SPORT PHAETON 1926.
DULCE BARREIROS  

A tradicional família Cotrim,cedeu na época,a sua luxuosa residência para servir de `pavilhão central´ ( boxes e paddock ),para o Grand Prix São Paulo,realizado na Av. Brigadeiro Luís Antonio,centro da capital. 
A prova inicial,foi vencida pela Sra. Dulce Barreiros,com o seu Lincoln Phaeton.  

A Corrida foi promovida pelo jornal paulistano `São Paulo e Revista Semana´,em 14 de maio de 1926. A competição foi para arrecadar fundos em benefício da `Assistência aos Lázaros´. 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013


ACIDENTE ÔNIBUS FNM URBANO CMTC - CAMINHÃO FNM D11000. 1965  

A Fábrica Nacional de Motores (FNM Conhecida também como FeNeMê) foi concebida para fabricar motores aeronáuticos mas ampliou a sua atuação para a fabricação de automoveis, ônibus e caminhões.
A FNM, foi fundada no governo ``Estado Novo´´, em 13 de junho de 1942. A criação da fábrica visou transformar o Brasil em uma economia industrializada.
A fábrica foi erguida em Xerém ( no quilômetro 23 da estrada Rio-Petrópolis, município de Duque de Caxias). Os primeiros motores de avião fabricados pela FNM tinham tecnologia licenciada da empresa Curtiss-Wright.  

Com o final da Segunda Guerra Mundial a fábrica foi obrigada a diversificar a sua produção e licenciou a tecnologia da empresa italiana Isotta Fraschini Spa para fabricação de caminhões. Em 1949, após a falência da empresa italiana, a FNM fez um novo contrato com a Alfa Romeo para o desenvolvimento de um novo caminhão com motor e cabine criados no Brasil. Foram fabricados aproximadamente 15.000 caminhões.

Em 1968 a FNM foi vendida para a Alfa Romeo por 36 milhões de dólares,que posteriormente foi incorporada pela FIAT. Em 1985 a FIAT encerrou as operações da Fábrica Nacional de Motores.