segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



AEROPORTO DE CONGONHAS 1959 REAL AEROVIAS BRASIL ( SUPER CONSTELLATION - DOUGLAS DC 3 )  SHELL SERVIÇOS DE AVIAÇÃO.

A Real Aerovias - Redes Estaduais Aéreas Ltda, foi fundada em 1945 por Vicente Mammana Neto. O primeiro vôo ocorreu dia 7 de fevereiro de 1946, operando entre São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont).
Da segunda metade da década de 40 até 1955, a empresa experimentou sua primeira grande expansão, pela aquisição de empresas menores.
Em 1948 adquiriu a Linhas Aéreas Wright e em 1950 a LAN ( Linhas Aéreas NATAL ).Com essas compras,a frota da REAL chegou a 20 Douglas DC-3/C-47.
Com a compra da LATB ( Linha Aérea Transcontinental Brasileira ), em agosto de 1951, a REAL expandiu consideravelmente sua malha na região nordeste do país. 

Entre 1954 e 1956 foram adquiridas também a Aerovias Brasil e a Transporte Aéreo Nacional. Finalmente, em 1957 aquiriu do empresário catarinense Omar Fontana, 50% do capital da Sadia, que em contrapartida passou a ocupar um cargo na Real.
A Real chegou a ter a maior frota de Douglas DC-3 do mundo,com 86 unidades, no ano de 1959.
Com todas estas incorporações, a frota chegou a 117 aeronaves, que colocaram a empresa em 7° lugar no ranking da IATA, a mais alta posição já ocupada por uma empresa aérea brasileira até então.
As primeiras rotas internacionais foram abertas em 1951, com vôos para o Paraguai. Mas foi a compra dos 87% da Aerovias que levou a REAL a alçar vôos para os EUA.
Em 1960 a Real expandiu suas rotas, chegando a Tokyo. Porém nesse mesmo ano, com problemas financeiros, foi comprada pela Varig.  

Lockheed Constellation Connie ou apenas Constellation (como é conhecido no Brasil), é um quadrimotor a pistão,construído pela americana Lockheed entre 1943 e 1958, em Burbank.
Foram construídos ao todo 856 aparelhos em 4 modelos, todos com o mesmo design característico cuja forma de golfinho possui tripla empenagem ( leme ). Foi um avião muito usado no transporte de passageiros e como avião de transporte militar.
Foi o avião presidencial de Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos.
Depois da II Guerra Mundial, o Constellation tornou-se rapidamente muito popular nas linhas aéreas.
O modelo em produção para USAAF para transporte de tropas acabou como aviões de transporte de passageiros, com a TWA recebendo o primeiro em 1 de outubro de 1945.
O primeiro vôo transatlântico partiu de Washington DC em 3 de dezembro de 1945, e chegou em Paris em 4 de dezembro. 

A Trans World Airlines iniciou os serviços aéreos comerciais intercontinentais no pós-guerra, em 6 de fevereiro de 1946, com o voo regular entre Nova Iorque e Paris num Constellation.
Em 17 de junho de 1947 a Pan American World Airways iniciou suas operações regulares ao redor do mundo com o seu L749 Clipper America. O famoso vôo Pan Am 101 operou por 40 anos.
Como o primeiro avião de cabine pressurizada em uso, o Constellation ajudou as viagens aéreas a tornarem-se acessíveis e muito mais confortáveis. 

O Douglas DC-3 avião bimotor para uso civil que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940.
O Douglas C-47 Skytrain e a versão militar do Douglas DC-3, foi largamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos principais fatores da vitória aliada.
Mais de 10.000 unidades foram fabricadas em suas várias versões, tanto para transporte de tropas ou para-quedistas como para o transporte de cargas.
Foram produzidas numerosas variantes do C-47 utilizando diferentes motores, equipamentos ou disposição das cabinas.  

A Shell atua no Brasil desde 1913.
Em 1927, abasteceu o primeiro voo comercial do país, que decolava de Porto Alegre para Rio Grande ( hidroavião Dornier Do J Wal, apelidado de Atlântico, com capacidade para nove passageiros e considerado um dos mais modernos de sua época, decolou com três passageiros e 162 kg de correspondência ).
Nos anos 60, a Shell já operava em 34 pontos de abastecimento de aeronaves.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013




GUINCHO DST 1966. CHEVROLET BRASIL 

No Estado de São Paulo, a preocupação em disciplinar o trânsito começou pela criação da Diretoria do Serviço de Trânsito (DST), em 1903, cuja sede localizava-se na rua do Carmo.
A Diretoria passou a ser vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça e da Segurança Pública, em 1906, quando foi extinta a Chefatura de Polícia. Em 1936, a Diretoria do Serviço de Trânsito já havia sido transferida para um casarão da rua Victoria.
Em 1959, a Diretoria foi transferida para o prédio na avenida Pedro Álvares Cabral, no Ibirapuera, imóvel que pertencia à Secretaria de Agricultura.
Em 1967, a Diretoria do Serviço de Trânsito (DST) passou a ser Departamento Estadual de Trânsito (DET/SP), por força do decreto nº 47.740 de 08 de fevereiro de 1967. Mais tarde, o prédio passou a pertencer, definitivamente, à Secretaria da Segurança Pública, pelo decreto nº 49.541 de 29 de abril de 1968.
No ano seguinte, passou a funcionar, no mesmo local, o Conselho Estadual de Trânsito. 

General Motors do Brasil é a maior subsidiária da corporação na América do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos.
A General Motors atua no Brasil desde 1925. Naquele ano, a empresa começou a funcionar em galpões alugados no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo. No começo, as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos Estados Unidos.
Após cinco anos, a General Motors do Brasil inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul.
Em 1958 começou a operar a segunda fábrica, em São José dos Campos, inaugurada oficialmente um ano depois pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek. Ainda em 1958, saíram da linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul, os primeiros veículos genuinamente nacionais da marca: os caminhões Chevrolet Brasil e a picape modelo 3100, para cargas leves, inaugurando a fabricação de veículos leves da GM no Brasil.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013




FNM D11000 - RFFSA / FEPASA 

Em 1998, a RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima ), já em fase de liquidação,incorporou a Ferrovia Paulista S.A. - FEPASA, ao que se seguiu, em dezembro desse ano, a privatização daquela malha. 
A privatização foi uma das alternativas para retomar os investimentos no setor ferroviário. O governo de Fernando Henrique Cardoso concedeu linhas públicas para que a iniciativa privada pudesse explorar o transporte de cargas. No entanto, as concessionárias não se interessaram pelo transporte de passageiros, que foi quase totalmente extinto no Brasil. 

A Fábrica Nacional de Motores foi fundada no período da história brasileira chamado de Estado Novo.
A criação da fábrica, junto com outras iniciativas (como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Nacional de Álcalis, Companhia Hidrelétrica do São Francisco e outras), visou transformar o Brasil em uma economia industrializada.
A FNM foi erguida como uma empresa estatal, na região da Baixada Fluminense, mais precisamente na cidade de Duque de Caxias. Os primeiros motores de avião fabricados pela FNM tinham tecnologia licenciada da empresa estadunidense Curtiss-Wright. 

Ao final da Segunda Guerra Mundial a fábrica foi obrigada a diversificar a sua produção e licenciou a tecnologia da empresa italiana Isotta Fraschini Spa para fabricação de caminhões da mesma marca. Em 1949, após a falência da empresa italiana, a FNM fez um novo contrato com a empresa Alfa Romeo para o desenvolvimento de um novo caminhão com motor e cabine criados no Brasil. 

Os caminhões fabricados pela empresa, chamados de Fenemê, alcançaram relativo sucesso na época. Foram fabricados aproximadamente 15.000 veículos pela empresa.
Em 1968 a empresa foi vendida para a Alfa Romeo que posteriormente foi incorporada pela FIAT. Em 1985 a FIAT encerrou as operações da Fábrica Nacional de Motores.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013



FORD GALAXIE PSICODÉLICO. 1968

O `´Super Fashion´´, era o show itinerante composto com 28 integrantes, e fez várias apresentações nas principais cidades do Brasil, entre 1967 e 68.
O espetáculo,era o mesmo que foi grande sucesso na `` X Fenit´´, de São Paulo.
Com o principal Patrocínio da Ford,a caravana utilizava 8 modelos do  Ford Galaxie, sendo alguns pintados com cores psicodélicas. Esta mesma versão foi utilizada também para campanha publicitária.

O primeiro automóvel lançado pela Ford do Brasil foi o Ford Galaxie 500, em abril de 1967, igual ao modelo norte americano de 1966 exceto pela motorização, e era na época o mais moderno automóvel fabricado no Brasil.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013