PARA OS APAIXONADOS POR CARROS... EM QUALQUER SITUAÇÃO, EM QUALQUER ÉPOCA
sexta-feira, 1 de março de 2013
MERCEDES BENZ O-362. VIAÇÃO SANTA CECÍLIA
A Viação Auto Ônibus Santa Cecília Ltda, foi constituída em 20 de setembro de 1958, com poucos veículos e linhas.
Seus fundadores foram Carlos Chiaroni, Francisco Ortegoza Podadera e Szja Herszkowicz.
A empresa começava a servir parte das zonas Sul e Oeste de São Paulo,além do centro.
No final dos anos 60,a empresa tinha conseguido se firmar,e na medida que novos loteamentos e bairros iam crescendo nas zonas Sul e Oeste, as linhas iam se prolongando, novos trajetos eram criados, o número de passageiros aumentava.
Por este crescimento, em 15 de outubro de 1964, a Santa Cecília deixava de ser uma empresa Ltda. para se transformar numa Sociedade Anônima.
Nesta data, mais sócios entraram no empreendimento, a maior parte familiares dos fundadores.
Com a sociedade ampliada, era hora de aumentar a atuação do grupo na cidade de São Paulo, e foi justamente isso que ocorreu nos anos 70.
A empresa tinha uma situação financeira tão sólida nesta época que emprestava e realizava financiamentos para outras viações.
Um empréstimo garantido, pois se a devedora não pagasse, começava então a integrar o grupo da Viação Santa Cecília.
Em 20 de fevereiro de 1970, em Assembléia Geral Extraordinária, os sócios da Santa Cecília aprovaram encampar parte da Viação Nossa Senhora do Socorro Ltda, de quem era credora.
Um ano depois, era a vez de outra empresa ser adquirida. Em 3 de abril de 1971, adquiriam 70% da Viação Bandeirante, que também enfrentava dificuldade financeira.
A compra foi estratégica. Consolidou ainda mais a atuação regional do Grupo Santa Cecília e permitiu que na reorganização dos transportes de 1978, promovida na gestão do Prefeito Olavo Setúbal, pudessem operar sozinhos um lote.
Nesta organização, varas empresas pequenas sumiram e outras tinham de se associar para continuarem no mercado. Mas nos anos 80, o grupo sofreu um grande baque. Já não mais com a mesma força dos anos 70, uma das empresas do Grupo, A Viação Bandeirante sofreu intervenção da CMTC, durante a gestão de Jânio Quadros.
Durante o chamado sistema municipalizado de Luiza Erundina, a partir de 1991, a empresa assumiu o lote 33 de operação da cidade.
Depois de passar por vários problemas, conjunturais e internos, a Santa Cecília em 2003 não mais operava.
Algumas de suas linhas foram para a Villa Lobos, também extinta e hoje partes dos trajetos são operados pela Transppa.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
ÔNIBUS CIFERAL GLS BUS - AV.REBOUÇAS 05 MAIO 1994
A Ciferal encarroçadora de ônibus brasileira,foi
fundada em 1955, e instalou-se primeiramente em Ramos, na cidade do Rio de
Janeiro e, em 1992, transferiu-se para Xerém, no município de Duque de Caxias.
Em 2001 foi adquirida pela empresa Marcopolo.
Quem fundou a Ciferal foi Fritz Weisseman, um austríaco que chegou ao Brasil ainda jovem, em 1927, quando sua família mudou-se para o Brasil. A empresa fabricou o primeiro ônibus urbano em 1957 e o primeiro ônibus brasileiro com ar condicionado individual para os passageiros.
Em 1961, segundo o site Railbuss.com, a encarroçadora conquistou seu primeiro grande cliente, a Viação Cometa, que não podia mais importar ônibus dos Estados Unidos, devido à política de restrição de importações que começou naquela época.
Quem fundou a Ciferal foi Fritz Weisseman, um austríaco que chegou ao Brasil ainda jovem, em 1927, quando sua família mudou-se para o Brasil. A empresa fabricou o primeiro ônibus urbano em 1957 e o primeiro ônibus brasileiro com ar condicionado individual para os passageiros.
Em 1961, segundo o site Railbuss.com, a encarroçadora conquistou seu primeiro grande cliente, a Viação Cometa, que não podia mais importar ônibus dos Estados Unidos, devido à política de restrição de importações que começou naquela época.
A empresa tem destaque no mercado
por ter sido uma das primeiras do país a usar duralumínio (uma liga metálica com
base no alumínio) na carroceria.
No início dos anos 70, a empresa juntou-se às encarroçadoras Cribia e Metropolitana - esta, fundada em 1948 pelo próprio Fritz Weisseman. A Metropolitana, porém, foi vendida à Caio anos depois.
A Ciferal chegou a ser estatal, nos anos 80, quando foi protagonista de uma crise financeira. A crise teve auge com o cancelamento de um pedido de 2 mil trólebus (ônibus elétrico) encomendado pela CMTC, empresa municipal de ônibus de São Paulo.
Antes, a empresa deixou de produzir as encomendas da Viação Cometa - conhecidos como Dinossauro,levando-a a criar uma encarroçadora própria, a CMA, e levando profissionais da CMA para fabricar os ônibus customizados da empresa.
Com a crise, o governador Leonel Brizola decidiu pela compra da Ciferal. A fábrica desenvolveu jardineiras,ônibus especiais para passeios turísticos em praias e ônibus novos para a CTC-RJ, estatal de ônibus.
No início dos anos 70, a empresa juntou-se às encarroçadoras Cribia e Metropolitana - esta, fundada em 1948 pelo próprio Fritz Weisseman. A Metropolitana, porém, foi vendida à Caio anos depois.
A Ciferal chegou a ser estatal, nos anos 80, quando foi protagonista de uma crise financeira. A crise teve auge com o cancelamento de um pedido de 2 mil trólebus (ônibus elétrico) encomendado pela CMTC, empresa municipal de ônibus de São Paulo.
Antes, a empresa deixou de produzir as encomendas da Viação Cometa - conhecidos como Dinossauro,levando-a a criar uma encarroçadora própria, a CMA, e levando profissionais da CMA para fabricar os ônibus customizados da empresa.
Com a crise, o governador Leonel Brizola decidiu pela compra da Ciferal. A fábrica desenvolveu jardineiras,ônibus especiais para passeios turísticos em praias e ônibus novos para a CTC-RJ, estatal de ônibus.
Ayrton Senna da
Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 — Bolonha, 1 de maio de 1994) foi o piloto de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e
1991.
Foi também vice campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993.
Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.
É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.
A frase que está escrita no vidro traseiro: "Ayrton,acena pro Brasil. Valeu! Senna", era uma das inúmeras referências ao Piloto Ayrton Senna,na chegada do corpo em São Paulo.
Foi também vice campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993.
Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.
É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.
A frase que está escrita no vidro traseiro: "Ayrton,acena pro Brasil. Valeu! Senna", era uma das inúmeras referências ao Piloto Ayrton Senna,na chegada do corpo em São Paulo.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
AEROPORTO DE CONGONHAS 1959 REAL
AEROVIAS BRASIL ( SUPER CONSTELLATION - DOUGLAS DC 3 ) SHELL SERVIÇOS DE
AVIAÇÃO.
A Real Aerovias - Redes Estaduais Aéreas Ltda, foi
fundada em 1945 por Vicente Mammana Neto. O primeiro vôo ocorreu dia 7 de
fevereiro de 1946, operando entre São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e Rio de
Janeiro (Aeroporto Santos Dumont).
Da segunda metade da década de 40 até 1955, a empresa experimentou sua primeira grande expansão, pela aquisição de empresas menores.
Em 1948 adquiriu a Linhas Aéreas Wright e em 1950 a LAN ( Linhas Aéreas NATAL ).Com essas compras,a frota da REAL chegou a 20 Douglas DC-3/C-47.
Com a compra da LATB ( Linha Aérea Transcontinental Brasileira ), em agosto de 1951, a REAL expandiu consideravelmente sua malha na região nordeste do país.
Da segunda metade da década de 40 até 1955, a empresa experimentou sua primeira grande expansão, pela aquisição de empresas menores.
Em 1948 adquiriu a Linhas Aéreas Wright e em 1950 a LAN ( Linhas Aéreas NATAL ).Com essas compras,a frota da REAL chegou a 20 Douglas DC-3/C-47.
Com a compra da LATB ( Linha Aérea Transcontinental Brasileira ), em agosto de 1951, a REAL expandiu consideravelmente sua malha na região nordeste do país.
Entre 1954 e 1956 foram adquiridas também a Aerovias
Brasil e a Transporte Aéreo Nacional. Finalmente, em 1957 aquiriu do empresário
catarinense Omar Fontana, 50% do capital da Sadia, que em contrapartida passou a
ocupar um cargo na Real.
A Real chegou a ter a maior frota de Douglas DC-3 do mundo,com 86 unidades, no ano de 1959.
Com todas estas incorporações, a frota chegou a 117 aeronaves, que colocaram a empresa em 7° lugar no ranking da IATA, a mais alta posição já ocupada por uma empresa aérea brasileira até então.
As primeiras rotas internacionais foram abertas em 1951, com vôos para o Paraguai. Mas foi a compra dos 87% da Aerovias que levou a REAL a alçar vôos para os EUA.
Em 1960 a Real expandiu suas rotas, chegando a Tokyo. Porém nesse mesmo ano, com problemas financeiros, foi comprada pela Varig.
A Real chegou a ter a maior frota de Douglas DC-3 do mundo,com 86 unidades, no ano de 1959.
Com todas estas incorporações, a frota chegou a 117 aeronaves, que colocaram a empresa em 7° lugar no ranking da IATA, a mais alta posição já ocupada por uma empresa aérea brasileira até então.
As primeiras rotas internacionais foram abertas em 1951, com vôos para o Paraguai. Mas foi a compra dos 87% da Aerovias que levou a REAL a alçar vôos para os EUA.
Em 1960 a Real expandiu suas rotas, chegando a Tokyo. Porém nesse mesmo ano, com problemas financeiros, foi comprada pela Varig.
Lockheed Constellation Connie ou apenas Constellation (como é conhecido
no Brasil), é um quadrimotor a pistão,construído pela americana Lockheed entre
1943 e 1958, em Burbank.
Foram construídos ao todo 856 aparelhos em 4 modelos, todos com o mesmo design característico cuja forma de golfinho possui tripla empenagem ( leme ). Foi um avião muito usado no transporte de passageiros e como avião de transporte militar.
Foi o avião presidencial de Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos.
Depois da II Guerra Mundial, o Constellation tornou-se rapidamente muito popular nas linhas aéreas.
O modelo em produção para USAAF para transporte de tropas acabou como aviões de transporte de passageiros, com a TWA recebendo o primeiro em 1 de outubro de 1945.
O primeiro vôo transatlântico partiu de Washington DC em 3 de dezembro de 1945, e chegou em Paris em 4 de dezembro.
Foram construídos ao todo 856 aparelhos em 4 modelos, todos com o mesmo design característico cuja forma de golfinho possui tripla empenagem ( leme ). Foi um avião muito usado no transporte de passageiros e como avião de transporte militar.
Foi o avião presidencial de Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos.
Depois da II Guerra Mundial, o Constellation tornou-se rapidamente muito popular nas linhas aéreas.
O modelo em produção para USAAF para transporte de tropas acabou como aviões de transporte de passageiros, com a TWA recebendo o primeiro em 1 de outubro de 1945.
O primeiro vôo transatlântico partiu de Washington DC em 3 de dezembro de 1945, e chegou em Paris em 4 de dezembro.
A Trans World Airlines
iniciou os serviços aéreos comerciais intercontinentais no pós-guerra, em 6 de
fevereiro de 1946, com o voo regular entre Nova Iorque e Paris num
Constellation.
Em 17 de junho de 1947 a Pan American World Airways iniciou suas operações regulares ao redor do mundo com o seu L749 Clipper America. O famoso vôo Pan Am 101 operou por 40 anos.
Como o primeiro avião de cabine pressurizada em uso, o Constellation ajudou as viagens aéreas a tornarem-se acessíveis e muito mais confortáveis.
Em 17 de junho de 1947 a Pan American World Airways iniciou suas operações regulares ao redor do mundo com o seu L749 Clipper America. O famoso vôo Pan Am 101 operou por 40 anos.
Como o primeiro avião de cabine pressurizada em uso, o Constellation ajudou as viagens aéreas a tornarem-se acessíveis e muito mais confortáveis.
O Douglas DC-3 avião bimotor para
uso civil que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e
1940.
O Douglas C-47 Skytrain e a versão militar do Douglas DC-3, foi largamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos principais fatores da vitória aliada.
Mais de 10.000 unidades foram fabricadas em suas várias versões, tanto para transporte de tropas ou para-quedistas como para o transporte de cargas.
Foram produzidas numerosas variantes do C-47 utilizando diferentes motores, equipamentos ou disposição das cabinas.
O Douglas C-47 Skytrain e a versão militar do Douglas DC-3, foi largamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos principais fatores da vitória aliada.
Mais de 10.000 unidades foram fabricadas em suas várias versões, tanto para transporte de tropas ou para-quedistas como para o transporte de cargas.
Foram produzidas numerosas variantes do C-47 utilizando diferentes motores, equipamentos ou disposição das cabinas.
A Shell atua no Brasil desde 1913.
Em 1927, abasteceu o primeiro voo comercial do país, que decolava de Porto Alegre para Rio Grande ( hidroavião Dornier Do J Wal, apelidado de Atlântico, com capacidade para nove passageiros e considerado um dos mais modernos de sua época, decolou com três passageiros e 162 kg de correspondência ).
Nos anos 60, a Shell já operava em 34 pontos de abastecimento de aeronaves.
Em 1927, abasteceu o primeiro voo comercial do país, que decolava de Porto Alegre para Rio Grande ( hidroavião Dornier Do J Wal, apelidado de Atlântico, com capacidade para nove passageiros e considerado um dos mais modernos de sua época, decolou com três passageiros e 162 kg de correspondência ).
Nos anos 60, a Shell já operava em 34 pontos de abastecimento de aeronaves.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
GUINCHO DST 1966. CHEVROLET
BRASIL
No Estado de São Paulo, a preocupação em disciplinar o
trânsito começou pela criação da Diretoria do Serviço de Trânsito (DST), em
1903, cuja sede localizava-se na rua do Carmo.
A Diretoria passou a ser vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça e da Segurança Pública, em 1906, quando foi extinta a Chefatura de Polícia. Em 1936, a Diretoria do Serviço de Trânsito já havia sido transferida para um casarão da rua Victoria.
Em 1959, a Diretoria foi transferida para o prédio na avenida Pedro Álvares Cabral, no Ibirapuera, imóvel que pertencia à Secretaria de Agricultura.
Em 1967, a Diretoria do Serviço de Trânsito (DST) passou a ser Departamento Estadual de Trânsito (DET/SP), por força do decreto nº 47.740 de 08 de fevereiro de 1967. Mais tarde, o prédio passou a pertencer, definitivamente, à Secretaria da Segurança Pública, pelo decreto nº 49.541 de 29 de abril de 1968.
No ano seguinte, passou a funcionar, no mesmo local, o Conselho Estadual de Trânsito.
A Diretoria passou a ser vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça e da Segurança Pública, em 1906, quando foi extinta a Chefatura de Polícia. Em 1936, a Diretoria do Serviço de Trânsito já havia sido transferida para um casarão da rua Victoria.
Em 1959, a Diretoria foi transferida para o prédio na avenida Pedro Álvares Cabral, no Ibirapuera, imóvel que pertencia à Secretaria de Agricultura.
Em 1967, a Diretoria do Serviço de Trânsito (DST) passou a ser Departamento Estadual de Trânsito (DET/SP), por força do decreto nº 47.740 de 08 de fevereiro de 1967. Mais tarde, o prédio passou a pertencer, definitivamente, à Secretaria da Segurança Pública, pelo decreto nº 49.541 de 29 de abril de 1968.
No ano seguinte, passou a funcionar, no mesmo local, o Conselho Estadual de Trânsito.
General Motors do Brasil é a maior subsidiária da corporação na América
do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos.
A General Motors atua no Brasil desde 1925. Naquele ano, a empresa começou a funcionar em galpões alugados no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo. No começo, as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos Estados Unidos.
Após cinco anos, a General Motors do Brasil inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul.
Em 1958 começou a operar a segunda fábrica, em São José dos Campos, inaugurada oficialmente um ano depois pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek. Ainda em 1958, saíram da linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul, os primeiros veículos genuinamente nacionais da marca: os caminhões Chevrolet Brasil e a picape modelo 3100, para cargas leves, inaugurando a fabricação de veículos leves da GM no Brasil.
A General Motors atua no Brasil desde 1925. Naquele ano, a empresa começou a funcionar em galpões alugados no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo. No começo, as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos Estados Unidos.
Após cinco anos, a General Motors do Brasil inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul.
Em 1958 começou a operar a segunda fábrica, em São José dos Campos, inaugurada oficialmente um ano depois pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek. Ainda em 1958, saíram da linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul, os primeiros veículos genuinamente nacionais da marca: os caminhões Chevrolet Brasil e a picape modelo 3100, para cargas leves, inaugurando a fabricação de veículos leves da GM no Brasil.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
FNM D11000 - RFFSA /
FEPASA
Em 1998, a RFFSA (Rede Ferroviária Federal
Sociedade Anônima ), já em fase de liquidação,incorporou a Ferrovia Paulista
S.A. - FEPASA, ao que se seguiu, em dezembro desse ano, a privatização daquela
malha.
A privatização foi uma das alternativas para retomar os investimentos
no setor ferroviário. O governo de Fernando Henrique Cardoso concedeu linhas
públicas para que a iniciativa privada pudesse explorar o transporte de cargas.
No entanto, as concessionárias não se interessaram pelo transporte de
passageiros, que foi quase totalmente extinto no Brasil.
A Fábrica Nacional de Motores foi fundada no período da história brasileira chamado de Estado Novo.
A criação da fábrica, junto com outras iniciativas (como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Nacional de Álcalis, Companhia Hidrelétrica do São Francisco e outras), visou transformar o Brasil em uma economia industrializada.
A FNM foi erguida como uma empresa estatal, na região da Baixada Fluminense, mais precisamente na cidade de Duque de Caxias. Os primeiros motores de avião fabricados pela FNM tinham tecnologia licenciada da empresa estadunidense Curtiss-Wright.
Ao final da Segunda Guerra Mundial
a fábrica foi obrigada a diversificar a sua produção e licenciou a tecnologia da
empresa italiana Isotta Fraschini Spa para fabricação de caminhões da mesma
marca. Em 1949, após a falência da empresa italiana, a FNM fez um novo contrato
com a empresa Alfa Romeo para o desenvolvimento de um novo caminhão com motor e
cabine criados no Brasil.
Os caminhões fabricados pela empresa, chamados
de Fenemê, alcançaram relativo sucesso na época. Foram fabricados
aproximadamente 15.000 veículos pela empresa.
Em 1968 a empresa foi vendida para a Alfa Romeo que posteriormente foi incorporada pela FIAT. Em 1985 a FIAT encerrou as operações da Fábrica Nacional de Motores.
Em 1968 a empresa foi vendida para a Alfa Romeo que posteriormente foi incorporada pela FIAT. Em 1985 a FIAT encerrou as operações da Fábrica Nacional de Motores.
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