segunda-feira, 3 de junho de 2013


AUTÓDROMO INTERLAGOS 1983. RECORDE DODGE DART - CIRO BAUMANN   

O paranaense Ciro Baumann, quebrando o recorde Brasileiro de ``salto em distância com rampa´´, realizado no autódromo de Interlagos,em 1983.
Piloto experiente, e acostumado a apresentações, atingiu rapidamente a velocidade de 120km por hora na rampa, montada com uma inclinação de quase 45 graus.Com o seu Dodge Dart 71 ( 1497 kg ), percorreu os 28,80 m,com o público em êxtase.   


Em 1969,o primeiro modelo do Dodge Dart nacional foi apresentado.O modelo era a versão 4 portas (o coupé saiu em 1971), sendo que nesse mesmo ano foi eleito o carro do ano, segundo a Revista Autoesporte.
Possuia o maior motor já fabricado no Brasil um V8 318 pol3 - 5.212 cc3 a gasolina, desenvolvia 198 cv a 4600 rpm e chegava a máxima de 180 km/h.
Em 1980 a Volkswagen comprou a fábrica brasileira Chrysler, e em 1981 sua produção foi interrompida definitivamente

sexta-feira, 31 de maio de 2013



VW GOL - FROTA VASP     

Lançado em 1980, o VW GOL, é considerado um dos maiores sucessos da VW no Brasil de todos os tempos. É também o primeiro e único carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas até hoje,tornando-se, em fevereiro de 2009, o primeiro e único a superar o Fusca em vendas. Pioneiro a tornar-se modelo de entrada da marca Volkswagen em mercados internacionais, e é o modelo mais exportado da história do Brasil, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países. 
Em 2010 a frota nacional do Gol atingiu 5.152.655 unidades, incluindo todas as versões em circulação do veículo.
No mesmo ano, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) divulgou em pesquisa que o Gol é o veículo mais roubado do Brasil com 21.907 registros, o que corresponde a 11,45% do total da frota.     

Em 1980 estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300, que lhe rendeu o apelido de "batedeira" ou "chaleira" devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível. Era disponível em duas versões: Básica e L.
A Plataforma era uma variação da plataforma B1, do primeiro Passat, com motor e câmbio longitudinais.     

A segunda geração ( 1994 ), conhecido como Projeto AB9 (baseada na B2, do Santana), que trazia uma carroceria totalmente nova, moderna que apresentou linhas mais arredondadas em relação à versão anterior, assim ganhando do público o apelido de "Gol Bola" no Brasil. Apesar da Volkswagen apresentar um projeto de carroceria novo, a plataforma era basicamente a mesma adotada em sua primeira geração, ajudando a manter soluções praticamente idênticas no que diz respeito a suspensão, motorização e freios.   

Com profundas mudanças estéticas, a primeira reestilização do Gol recebeu o nome comercial de Geração III e começou a ser vendido em 1999 como modelo 2000. Mudanças visuais foram feitas em sua dianteira, traseira e interior, além de um novo jogo de rodas e calotas. No mais, a estrutura básica do veículo continuou a mesma, continuando a ser um Gol Geração II.   

Chamado comercialmente de "Geração 4", o Gol (ainda da segunda geração) sofre novas alterações (face lift): novas dianteira e traseiras, novo painel (seguindo a tendência dos automóveis "de entrada" da marca), acabamento interno e suspensão mais elevada. Disponíveis nas versões City, Plus, Power. Em setembro e outubro de 2006 o seu principal concorrente Fiat Palio passou em números de vendas, contudo o Gol fechou o ano como o carro mais vendido do país.
O Novo Gol foi lançado no dia 29 de junho de 2008 e é confundido com o Gol G3 (que já foi lançado). O modelo do Novo Gol teve suas características externas e internas renovadas, e por isso é considerado a 5ª geração do Gol totalmente renovada em relação a 4ª. Esse carro é equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível.  

O Gol ganhou o mercado externo desde o seu lançamento quando foi exportado para o Paraguai, Argentina e a Nigéria. Desde então passou a ser vendido em dezenas de países destacando-se a China onde também é fabricado.
Em alguns países adotou outras designações como Pointer, no México. Foi o primeiro carro brasileiro exportado para a Rússia. Para suportar o frio intenso, o motor recebeu válvula que capta o ar quente do escapamento e aquece a câmara de combustão sempre que a temperatura desce abaixo dos 8 graus negativos. O filtro de ar ganhou uma espécie de snorkel para evitar entupimento com a entrada de neve. O Gol também é produzido no Irã desde 2003.

quarta-feira, 29 de maio de 2013


ACIDENTE - DKW VEMAG TAXI      

O modelo sedã produzido pela Vemag foi lançado como "Grande DKW Vemag" em 1958. Ele tinha motor DKW com três cilindros e ciclo de dois tempos, com volume de 900 cm³.
Era um veículo relativamente confortável, com quatro portas e capacidade para até seis pessoas. Recebeu a denominação de "Belcar", pela qual todos os sedãs da Vemag são conhecidos. Acredita-se que o nome "Belcar" derive da expressão em inglês "beautiful car".

Foi o primeiro veículo a ser testado pela revista Quatro Rodas, em 1961.
Na Europa, a Volkswagen assumira o controle acionário da Auto Union em 1965, transformando-a em Audi.
No Brasil, a Volkswagen adquiriu a Vemag em setembro de 1967, encerrando suas atividades em dezembro.

A cidade de São Paulo, agrega o maior número de táxis do Brasil, com aproximadamente 33 mil táxis, dos quais cerca de quatro mil são táxis de frotas, que são de propriedade de empresas.
Na maior parte do Brasil e do mundo, os táxis trabalham através de licenças emitidas pelo Poder Público.
Esta licença comumente adquire um valor de mercado, variando de cidade para cidade. Por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, uma licença ou ainda alvará, como também é conhecida, custa cerca de 80 mil reais e em São Paulo, o valor varia entre 45 mil a 55 mil reais, e dependendo do ponto de estacionamento chega a 300 mil reais (caso do Aeroporto de Congonhas), e passa por valores como 180 mil reais (caso do Shopping Iguatemi).

segunda-feira, 27 de maio de 2013


CHEVROLET VERANEIO - POLICIA MILITAR ROTA 
 

Chevrolet Veraneio era o carro preferido dos órgãos de repressão, como polícia, exército, além de ser amplamente usada como ambulância entre a década de 60 até 90. Aos padrões da época, é considerado um carro espaçoso, ágil e veloz, tendo grande aceitação pelo governo por estas características.
Veraneio foi um utilitário esportivo (SUV) produzido pela Chevrolet do Brasil partir de 1964 até 1994, inspirado na Chevrolet Suburban americana. Inicialmente chamava-se C-1416 (nome usado até 1969). O modelo dispunha de quatro portas e acomodava seis pessoas. Teve sete versões: C-1416, Amazonas, Passo Fino, Mangalarga, Bonanza, Veraneio M e Grand Blazer.
A veraneio é um carro que indiscutivelmente faz parte da história moderna do Brasil.  

Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, mais conhecida como`` ROTA´´, é uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque - "Tobias de Aguiar" - e uma tropa reserva do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Constitui-se numa força tática da Polícia Militar, que visa possibilitar flexibilidade e capacidade de reação com o uso do policiamento motorizado. Utilizada na necessidade do controle de distúrbios civis através do agrupamento de viaturas, conforme o caso, Grupo de combate, Pelotão, Companhia ou Batalhão de Choque.
A história do Batalhão é defender as Instituições Republicanas. Após diversas denominações, passou a ostentar seu nome atual em 15 de dezembro de 1975.

A Rota foi criada em 1º de dezembro de 1891.Foi o terceiro Quartel construído no então Corpo Policial Permanente.
Projeto de autoria do arquiteto Ramos de Azevedo e inspirado na arquitetura militar francesa, de estilo surgido na Europa, na primeira metade do Século XIX, com o nome de “Estilo Pós-Napoleônico”.
Teve como modelo um Quartel da Legião Estrangeira Francesa no Marrocos. Em seu subsolo há uma rede de túneis que faziam ligações com os quartéis vizinhos e com a estação ferroviária. 

O material para sua construção veio de diversas partes do mundo: telhas da França, tijolos da Itália e pinho de Riga, na Letônia. Atualmente, o prédio é patrimônio histórico e está tombado pelo CONDEPHAAT. Além do túnel, há a chaminé, situada do lado externo, próximo ao prédio, que serviu de referencial, durante a Revolução de 1924, contando hoje com marcas de disparos de canhões em quatro pontos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013


TRÂNSITO ANTIGAMENTE... 1968  -  AV. NOVE DE JULHO

A AV.Nove de Julho, faz parte do trecho da rede viária da cidade que surgiu a partir do ordenamento sugerido pelo Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia.
O nome da avenida remete a uma data relevante na história de São Paulo, o dia 9 de julho de 1932, data do início da Revolução Constitucionalista de 1932, mais tarde feriado estadual instituido pelo governador Mario Covas.

A avenida Nove de Julho passa a aproximadamente trinta metros abaixo da avenida Paulista, por meio do Túnel Daher Cutait, sendo seu nome de origem, Túnel Nove de Julho.

Foto gentilmente enviada - Sra. Eli Mendes
http://saudadesampa.nafoto.net