quarta-feira, 19 de junho de 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013


INAUGURAÇÃO ( NOVO TRECHO ) VIA DUTRA. TWIN COACH COMETA      

A inauguração da Dutra foi marcada por uma fila de ônibus Twin Coach, importados dos Estados Unidos pela Viação Cometa S.A., que estreava seus serviços entre as duas cidades.
Como hoje, a ligação Rio – São Paulo já era o principal filão dos transportes interestaduais por ônibus.
A concorrência entre as empresas era acirrada. Para se diferenciar, as duas principais companhias que faziam a linha entre os anos de 1950 e 1960, adquiriam ônibus com itens de conforto, segurança e até de design não apresentados pela indústria nacional na época.  

Após importar os Twin Coach, a Cometa traria para o Brasil em 1954, os GMPD 4104, apelidados de Morubixaba. Apelido este para dar o ar de imponência, de um guerreiro nas estradas. A Expresso Brasileiro, por sua vez, para não ficar para trás, importa os Flxible, apelidados de Diplomata, em 1956.
A Expresso no entanto, foi prejudicada pela retenção na alfândega, por quase 3 anos, dos Diplomatas, o que fez com que ela sentisse um baque financeiro muito grande.
Há quem dizia na época, que os ônibus ficaram retidos, não por problemas no processo de importação, mas por influência política e econômica dos concorrentes.
Mesmo com a posterior liberação dos Diplomata, a Expresso passava por dificuldades. Foi um investimento muito alto para a compra sem o retorno imediato esperado. Ônibus parado é capital empatado, sinal de prejuízo.
Isso sem contar com os custos para recuperar os ônibus, que tiveram danos por ficarem muito tempo parados. 

O impacto foi tão grande que o espanhol Manoel Diegues vendeu a Expresso em 1966 para a família Romano, tradicional nas operações de transportes na Capital de São Paulo e ABC Paulista.
Mas antes da venda para os Romano, os Diplomata ganhavam a ligação Rio São Paulo.
A concorrência não se limitava às operações. Propagandas sobre o tempo de viagem e piadinhas comparando o desempenho entre os dois modelos eram inevitáveis.

sábado, 15 de junho de 2013


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... CONCESSIONÁRIA VEMAG ( DKW VEMAGUET )   


Foto - Hiroshi Okawa

quinta-feira, 13 de junho de 2013



CAMPING CLUBE DO BRASIL - TURISCAR 1973   

O Camping Clube do Brasil é uma sociedade civil sem fins lucrativos,de âmbito nacional. 
O CCB foi fundado em 07/07/1966, na cidade do Rio de Janeiro, segundo um modelo de administração exercida por diretores não remunerados eleitos a cada três anos entre seus associados proprietários regulares com seus compromissos sociais.  

Desde 1968, o CCB é filiado à Federação Internacional de Camping e Caravaning - FICC, com sede em Bruxellas, onde ocupa a posição de representante do Brasil.
Nessa condição, está habilitado a emitir em favor de seus associados o Cartão Camping Internacional - CCI, documento que facilita o ingresso em todos os campings no Exterior que sejam igualmente filiados.  

A Turiscar , foi fundada em 1965 por Pedro Luiz Scheid, empresário gaúcho, e a fábrica se situava em Novo Hamburgo.
Em 1964, construiu o protótipo que foi exposto no salão do automóvel no Ibirapuera.
No primeiro ano, Scheid conseguiu colocar 36 trailers nas concessionárias Volkswagen, que assumiram a revenda.
A turiscar começou a fabricar motor-homes em 1976 e no auge, a marca chegou a fabricar 73 trailers em um mês.
Pedro Scheid se afastou da Turiscar em 1983. e a empresa fechou as portas no final de 1999.


Foto - Turiscar

terça-feira, 11 de junho de 2013


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... FORD 1933    

FORD MOTOR COMPANY, foi fundada na cidade de Detroit, estado americano do Michigan, no dia 16 de junho de 1903 por Henry Ford e mais 11 investidores, que contribuíram com US$ 28.000 cada um.
O mês era junho. O local uma pequena fábrica em Michigan, com 125 funcionários, que trabalhava a todo vapor para lançar o seu primeiro veículo: o modelo A.
O clima estava tenso e a discussão sobre a cor do automóvel tomava conta do local. Os engenheiros não sabiam o que fazer e perguntaram para o proprietário Henry Ford. Ele logo respondeu: “Pode ser qualquer cor desde que seja preto”. Assim nasceu o ícone da indústria automobilística, o primeiro esboço de uma linha de montagem e o primeiro carro acessível à classe média.
Em menos de um mês era entregue o primeiro carro para o Dr. Pfennig, um dentista da cidade. Esse modelo vendeu 1.708 unidades em 15 meses, entusiasmando Henry Ford.
Ainda neste ano, além de inaugurar a primeira distribuidora de veículos da marca na cidade de San Francisco na Califórnia, a nova empresa efetuou as primeiras exportações para a Grã-Bretanha.    


Em 1933, com a criação do primeiro departamento de design automotivo da montadora, passou a ter influência no projeto dos automóveis Ford, mudando definitivamente o conceito do `` simple car´´. O motor V8 de baixo custo, que se tornaria uma marca registrada da FORD durante muitos anos.
O V8 trouxe ao alcance de todos o desempenho deste tipo de motor, antes exclusivos aos automóveis de luxo.