WILLYS RURAL - JORNAL DO
BRASIL
Fundado em 1891 por Rodolfo
Epifânio de Sousa Dantas,o periódico inovou por sua estrutura
empresarial,parque gráfico,pela distribuição em carroças e a participação de
correspondentes estrangeiros,como Eça de Queirós.
O seu primeiro número veio a público em abril. De orientação conservadora, defendia a monarquia recém derrubada, até que Rui Barbosa (1849-1923) assumiu a função de redator chefe (1893).
O seu primeiro número veio a público em abril. De orientação conservadora, defendia a monarquia recém derrubada, até que Rui Barbosa (1849-1923) assumiu a função de redator chefe (1893).
Nesta fase inicial,o Barão
do Rio Branco (1845 -1912) colaborou em suas páginas,com as célebres colunas
Efemérides e Cartas de França.
Após décadas de
reconhecimento,por ser considerado um dos melhores jornais do Brasil,em 2001 a
família Nascimento Brito arrendou o título do jornal para o empresário Nelson
Tanure por 60 anos,renováveis por mais 30.
A intenção do
empresário,conhecido por comprar empresas pré falimentares e saneá-las
para depois revendê-las,era recuperar o prestígio do
jornal.Naquele ano,as vendas do jornal eram de 70 mil em média durante a
semana e 105 mil aos domingos.
Recuperou-se a partir de
2003, atingindo 100 mil exemplares em 2007, quando então as vendas novamente
começaram a cair,chegando a 20.941 em março de 2010.
Em julho de 2010,foi
anunciado o fim da edição impressa do jornal,que a partir de 1 de setembro do
mesmo ano,existiria somente em versão online,com alguns conteúdos restritos a
assinantes; o JB Premium. O JB autodenominou-se " O Primeiro jornal 100% digital
do País!"
A Rural Willys ,foi produzido pela Willys Overland nas décadas
de 1950, 60 e 70 no Brasil. Na década de 1970, passou a ser produzida pela Ford
do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em 1967, mantendo inalterados o nome
Rural e praticamente todas as características do veículo.
Foi lançado
nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Jeep Station Wagon, tendo sido o
primeiro veículo do tipo com a carroceria toda em metal,em contrapartida às
carrocerias de madeira,então comuns.
Com pequenas diferenças,foi
produzido também em outros países como o Japão, onde foi fabricado pela
Mitsubishi,com o nome J37 e a Argentina,onde foi fabricado pela Kaiser e é
conhecido como Estanciera.
O modelo brasileiro foi
redesenhado em 1958 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de
Brasília,em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o
encerramento de sua produção em 1977.
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