segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013



BIRD CLEMENTE, LUIZINHO PEREIRA e MECÂNICOS EQUIPE WILLYS 1967

Bird Clemente (São Paulo, 23 de dezembro de 1937) é ex-automobilista brasileiro. Disputou categorias nacionais entre as décadas de 1950 e 1970.
Bird começou a pilotar aos 21 anos, em 1958. Cinco anos depois conseguiu o primeiro contrato para dirigir para a equipe oficial Willys, tornando-se o primeiro piloto profissional do Brasil.
Entre suas conquistas estão vitórias, ao lado do irmão Nilson Clemente, nos 500 Km de Interlagos e nas Mil Milhas Brasileiras ambas em 1973.
Em 2008 lançou o livro "Entre Ases e Reis de Interlagos" com histórias e imagens do automobilismo brasileiro. 

Luiz Pereira Bueno (São Paulo, 16 de janeiro de 1937 - Atibaia, 8 de fevereiro de 2011) foi piloto brasileiro, também da formula 1.
Luiz começou sua carreira em 1958 e brilhou em provas de turismo no Brasil, com conquistas como as Mil Milhas de 1967.
Teve seu ápice nos anos 1970, quando fundou e integrou a equipe Hollywood, que fez sucesso no país.
Em 1972, pilotou um carro de F-1 pela primeira vez, ainda que alugado, pela equipe March no Brasil, em prova que não valeu para o campeonato. Na temporada seguinte, voltou a correr em casa, desta vez pela Surtees.
Luiz Pereira Bueno morreu na manhã do dia 8 de Fevereiro de 2011, em Atibaia,“Luizinho” ou “Peroba”, como era chamado, tinha 74 anos. 

A Willys Overland do Brasil foi a subsidiária da Willys no Brasil, fundada em 26 de agosto de 1952, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Em 1954 suas linhas de montagem começaram a pôr nas ruas o Jeep Willys, ainda montados com as peças americanas e comercializados com o nome de jipe Universal.
Apesar de a filial ter recebido as ferramentas para montagem do modelo Aero quando a matriz norte-americana encerrou a produção de veículos de passeio, o primeiro carro urbano da Willys brasileira foi o pequeno Dauphine, em 1959, produzido sob licença da Renault. O econômico veículo foi um dos maiores rivais do Volkswagen Fusca no mercado brasileiro dos anos 60, em suas várias versões que surgiram nos anos seguintes, e também foi a base de uma série de vitórias da Equipe Willys de competições no automobilismo brasileiro, com pilotos como Christian Heinz, Emerson Fittipaldi , Luiz p. Bueno e Bird...

Nenhum comentário:

Postar um comentário