EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... ACIDENTE DE
TRÂNSITO
Gordini foi lançado pela francesa Renault em 1958 na
Europa e, mediante licenciamento, pela Willys Overland em 1962 no Brasil.
Era o sucessor do Dauphine, com uma mecânica mais refinada. Tinha os mesmos 845 cc de capacidade cúbica, mas desenvolvia 40 cv e possuía um câmbio de quatro marchas que lhe dava um desempenho bem superior ao modelo original, com apenas 31 cavalos e câmbio de três marchas.
O aumento de potência no motor Ventoux foi obra de Amédée Gordini, piloto e respeitado construtor de motores e carros de competição nos anos 50 e 60.
Era o sucessor do Dauphine, com uma mecânica mais refinada. Tinha os mesmos 845 cc de capacidade cúbica, mas desenvolvia 40 cv e possuía um câmbio de quatro marchas que lhe dava um desempenho bem superior ao modelo original, com apenas 31 cavalos e câmbio de três marchas.
O aumento de potência no motor Ventoux foi obra de Amédée Gordini, piloto e respeitado construtor de motores e carros de competição nos anos 50 e 60.
O Gordini tem menos de 4 metros de
comprimento e 1,44 metro de altura. Mesmo com quatro portas, a impressão é de
que quatro adultos não cabem lá dentro. A carroceria é monobloco e a suspensão,
independente nas quatro rodas.
O motor, traseiro, é pequeno e sobra muito espaço sob o capô.
Sua performance foi elogiada pela imprensa especializada já nas primeiras provas.
O motor, traseiro, é pequeno e sobra muito espaço sob o capô.
Sua performance foi elogiada pela imprensa especializada já nas primeiras provas.
A revista Quatro Rodas, no teste de lançamento, fez com o
Gordini de 0 a 100 km/h em 28,7 segundos e chegou aos 125 km/h de máxima. No
trânsito da cidade, seu consumo foi de 8,3 km/l. Estava fadado ao sucesso,
afirmava a revista.
Mas a boa crítica não o livrou de um incômodo apelido
tascado pelo povo, emprestado de uma campanha publicitária de leite em pó:
"Leite Glória...", rapidamente seguido de um "desmancha sem bater."
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