segunda-feira, 8 de abril de 2013




ACIDENTE  ENGAVETAMENTO VIA ANCHIETA. 28 JUNHO 1977 - CHEVROLET OPALA EXPRESSO LUXO 

Um denso nevoeiro,numa época em que era pouca a sinalização e não tinham sido desenvolvidas iluminação e pintura específicas para reduzir os efeitos da neblina, foi o principal motivo para uma sequência de 3 km de acidentes na Via Anchieta,em 28 de junho de 1977, caracterizando um dos maiores acidentes automobilísticos da história mundial.  

Quinze mortos,cerca de 300 feridos (muitos em estado grave), tristeza e pânico foram as consequências do mais grave acidente de trânsito ocorrido na Baixada Santista.
A tragédia ocorreu na via Anchieta,na altura do bairro do Casqueiro,em Cubatão,onde mais de 140 veículos se envolveram num ``engavetamento monstro´´, provocando a imediata interdição da estrada (nos dois sentidos).
A Anchieta ficou com mais de três quilômetros ocupados por ferros retorcidos de automóveis,caminhões e ônibus. Todos os hospitais da Baixada Santista foram mobilizados. 

Em meio aos destroços de centenas de veículos,um fato se destacou no acidente: a sorte do motorista Zelmo Mártire.Ele dirigia o Opala Expresso de Luxo ( placas WX-1740 - Nº 381 ),no sentido São Paulo-Santos,e o veículo foi violentamente prensado por dezenas de carros,e depois um caminhão passou por cima do opala,matando os passageiros. Ele foi socorrido,e saiu ileso só com pequenos arranhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário