ÔNIBUS ARTICULADO CAIO GABRIELA - SCANIA
B111
Caio Gabriela, foi o primeiro ônibus articulado do País,no
ano de 1978.
O veículo foi montado sobre chassi Scania B 111, motor DS 11, turbo alimentado,de 296 cavalos de potência.
A capacidade era para 180 passageiros (tudo o que alguns serviços de alta demanda precisavam na época).
O primeiro articulado tinha caixa manual de seis marchas (5 para frente e uma ré), com opção para a instalação de caixa automática. O sistema de freios tinha circuito independente para cada um dos 3 eixos.
A direção era hidráulica e a articulação Recrusul-Schenk, apoiada sobre chapa de aço no chassi dianteiro.
A ligação com o carro traseiro era feita com sistema emborrachado para absorver impactos e dar mais conforto a usuários.
O peso vazio do articulado Gabriela Scania era de 13 toneladas e o bruto de 30 toneladas. A carroceria media 18,15 metros.
O veículo foi montado sobre chassi Scania B 111, motor DS 11, turbo alimentado,de 296 cavalos de potência.
A capacidade era para 180 passageiros (tudo o que alguns serviços de alta demanda precisavam na época).
O primeiro articulado tinha caixa manual de seis marchas (5 para frente e uma ré), com opção para a instalação de caixa automática. O sistema de freios tinha circuito independente para cada um dos 3 eixos.
A direção era hidráulica e a articulação Recrusul-Schenk, apoiada sobre chapa de aço no chassi dianteiro.
A ligação com o carro traseiro era feita com sistema emborrachado para absorver impactos e dar mais conforto a usuários.
O peso vazio do articulado Gabriela Scania era de 13 toneladas e o bruto de 30 toneladas. A carroceria media 18,15 metros.
Apesar das dimensões, em comparação aos
veículos convencionais, o Gabriela/Scania articulado era economico. Fazia 2,6
quilômetros por litro de diesel contra 3 quilômetros por litro de rendimento dos
demais veículos de transporte público.
A vida útil estimada de 15 anos,contra 10 dos ônibus comuns, também era outro diferencial.
A primeira empresa a operá-lo foi a Transurb,de Goiânia,com 4 carros articulados,e depois foi a CMTC de São Paulo.
A vida útil estimada de 15 anos,contra 10 dos ônibus comuns, também era outro diferencial.
A primeira empresa a operá-lo foi a Transurb,de Goiânia,com 4 carros articulados,e depois foi a CMTC de São Paulo.
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