quarta-feira, 3 de abril de 2013



PANAIR DC3 - FROTA CAMINHÃO WHITE MOTOR COMPANY TEXACO  

White Motor Company, foi fundada em 1900 e produzia só automóveis.No final da década de 20, começou com a linha de caminhões. A empresa era sediada em Cleveland,Ohio . 
O auge foi nos anos 50, com vendas recordes e com várias aquisições de pequenos fabricantes Americanos de caminhões.
As vendas caíram no final dos anos 60, e a White tentou fundir-se,com a Mercedes e a Renault.
Em 1980,White Motors solicitou falência, e a Volvo AB adquiriu os ativos dos EUA. 

A história da Texaco começou no dia 10 de janeiro de 1901 quando Joseph Cullinan, Arnold Schlaet, Thomas Donahue e Walter Benona Sharp fundaram a The Texas Fuel Company na pequena cidade de Beaumont, estado do Texas, logo após a descoberta de grandes jazidas de petróleo no sudeste do estado. A nova empresa tinha apenas 12 funcionários e ocupava três salas de um prédio.
Em setembro de 1915, a Texaco começou a operar no Brasil através de um decreto assinado pelo então presidente da república Wenceslau Brás, que autorizou a The Texas Company (South America) Ltd. a se instalar no país.
Desde a chegada da indústria automobilística ao país, em 1950, até o estabelecimento das mais importantes montadoras internacionais, a marca Texaco acompanhou a expansão desse segmento industrial.
Em 2008, o Grupo Ultra, que controla a rede de postos Ipiranga no Sul e Sudeste do país, comprou os 1.900 postos de combustíveis da marca Texaco no Brasil por R$ 1.161 bilhões. Aos poucos a maioria dos postos de serviço foi assumindo a identidade visual da marca Ipiranga.  

Panair do Brasil S.A. foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. Nasceu como subsidiária da empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929.
Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways).
Por décadas dominou o setor de aviação no Brasil. Encerrou suas atividades abruptamente em 1965. 

O Douglas DC-3, teve várias versões, tanto para o transporte de passageiros, tropas militares, para-quedistas, e para o transporte de cargas. 
Uma variante para o lançamento de pára-quedistas foi sujeita a tantas alterações especificas que passou a ser designado por C-53 Skytrooper, e depois do final da segunda guerra , foi adaptado para aviação comercial, e utilizado também pela Panair. 

A Dodge Motors,foi fundada no início de 1900,pelos irmãos John e Horace Dodge, que decidiram construir um automóvel com preço acessível. Começaram com a produção de peças e, em 1914, desenvolveram sua indústria automobilística. Nos anos 20, os irmãos faleceram e em 1928, a Dodge Brothers passou a integrar a Chrysler Corporation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário