sexta-feira, 16 de agosto de 2013


FORD CORCEL 1968 ( WILLYS `PROJETO M´ )  

Quando a Ford adquiriu o controle acionário da Willys Overland do Brasil em 1967,essa última estava desenvolvendo um projeto em parceria com a Renault, o projeto " M ". Esse projeto deu origem ao Renault 12 na França, e, com uma carroceria só um pouco diferente,ao Corcel no Brasil.   
Lançado inicialmente como um sedã 4 portas e a seguir como um coupé (em 1969), o carro foi bem aceito quando de sua estréia em 1968. 
O espaço interno e o acabamento chamavam a atenção, e as inovações mecânicas eram muitas, bem mais do que o seu concorrente direto, o VW 1600.
Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano em 1969, 1973 e 1979.  

A fábrica fez algumas alterações na aparência geral do carro em 1973, deixando-o um pouco parecido com o Ford Maverick. Os motores passaram a ser o 1.4 usado na linha GT, conhecido como motor XP.
Em 1975 o design era novamente retocado, aumentando a semelhança com o Maverick, sobretudo na traseira.
Um novo componente se adicionava a família, o LDO, com acabamento interno luxuoso e teto revestido de vinil.  
Até 1977, o modelo foi recebendo retoques no acabamento, conservando entretanto a mesma aparência, até o lançamento da linha 1978; era o Corcel II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário