sexta-feira, 23 de março de 2012


C46 VARIG.VW FUSCA 1958

A partir de 1950, o Fusca começou a ser vendido no Brasil. Chegando pelo porto de Santos, as trinta primeiras unidades foram logo vendidas (a família Matarazzo foi uma das primeiras a comprar). O carro vinha desmontado da Alemanha ,e curiosamente não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil. A empresa responsável pela montagem era a Brasmotor (mesmo grupo da Brastemp ). O modelo importado era o conhecido "Split Window", com vidro traseiro dividido em dois.

Em 1953 o Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha. O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única oval.

Em 31 de outubro 1986 é produzido o último fusca, o de número 3.321.251 desde 1959.
No dia 23 de agosto 1993 é reiniciada a fabricação do Fusca. O então presidente do Brasil, Itamar Franco, interessado em gerar mais empregos e produzir um automóvel popular, incentivou a VW do Brasil.
No dia 11 de julho 1996, depois de apenas 47.700 unidades produzidas, o Fusca deixa de ser novamente produzido

Curtiss-Wright C-46 Commando foi uma aeronave de transportes originalmente derivada de um projeto de avião comercial. Foi utilizado como transporte militar durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea Americana.
Após a Segunda Guerra Mundial, poucas aeronaves excedentes do C-46 foram brevemente utilizadas na sua função original, como aviões comerciais de passageiros

No Brasil foi operado pela FAB, Varig e Sadia. Um exemplar está em exposição no MUSAL.

quarta-feira, 21 de março de 2012



ÔNIBUS MERCEDES BENZ MB O 321H.  TV RECORD UNIDADE MÓVEL. 1967


A Rede Record de Televisão,fundada por Paulo Machado de Carvalho, em 1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade no país.
No final da década de 1980, a emissora, que antes pertência a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos, foi vendida ao bispo empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

Festival da Música Popular Brasileira foi uma série de programas transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) entre os anos de 1965 a 1985. O Brasil vivia sobre o regime militar, que por meio da repressão mantinha o controle em vários aspectos da vida social brasileira, principalmente na área da cultura (música, teatro, cinema e literatura). Apesar da vigilância dos agentes do DOPS, em todas as áreas ligadas a cultura, surgiram formas de protestos contra o regime militar. Na música, em especial, surgiram canções de cunho social e de protestos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

DODGE DART. 1970
A HOTUR INTERMARES, EM PARCERIA COM A CHRYSLER DO BRASIL E A LOCADORA HERTZ,PROMOVERAM UM TOUR RODOVIÁRIO COM TORCEDORES BRASILEIROS, PARA ASSISTIREM A COPA DO MUNDO ,NA CIDADE DO MÉXICO.

O GRUPO SAIU DE SÃO PAULO, NO DIA 14 DE MAIO 1970, E DEPOIS DE 14000 KM RODADOS, EM VÁRIOS PAíSES,CHEGARAM NO DIA 1º DE JUNHO / 70, PARA A ABERTURA DA COPA.

FOTO DO GRUPO COM O DODGE DART,SAINDO DA GARAGEM DA HERTZ.

sábado, 17 de março de 2012

BMW 1600GT - BMW 1600TI ERASMO CARLOS WANDERLÉA
A série BMW 1600 (posteriormente chamada de 1602) foi um sucesso instantâneo. Em fevereiro de 1967 a revista ``Car and Driver´´ elegeu como "o melhor coupe sedan pequeno", bem como a melhor opção custo benefício no segmento carro importado.Devido ao rigor dos padrões de emissão dos EUA, a versão 1600ti com motor de dupla carburação,não pôde ser importado. A série 1600 terminou a produção em 1975. No Brasil, foram importadas poucas unidades do modelo TI e GT.

Erasmo Esteves nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de julho de 1941.
Participou da banda ``The Snakes´´, o grupo acompanhava tanto Roberto Carlos quanto Tim Maia em seus respectivos shows. Assim começou a parceria com Roberto Carlos. Compôs mais de 500 canções, gravadas tanto por Roberto Carlos quanto por inúmeros outros cantores.

Wanderléa Charlup Boere Salim, nasceu em Governador Valadares,em 5 de junho de 1946.
Tornou-se famosa durante a Jovem Guarda. Fez um grande sucesso na época com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Trabalhou como atriz em vários filmes.

sexta-feira, 16 de março de 2012


VW KOMBI. SINGER
 
Em 1858, foi aberto no Rio de Janeiro, na rua Ouvidor nº 117, o primeiro ponto de vendas das máquinas de costura no Brasil.

Trinta anos depois, pelo decreto 9.996, a Princesa Isabel concedeu autorização para a SINGER funcionar no Brasil. O escritório central continuaria no Rio de Janeiro e foram abertas novas filiais: Niterói, Campos, São Paulo, Salvador, Recife e Pelotas. Nesta época, a Singer introduziu no Brasil o sistema de vendas a crédito, com pagamentos semanais de um mil réis.
Em 22 de agosto de 1905, a SINGER obteve o registro definitivo para operar no país. A organização expandiu-se e em 1913, atingiu o recorde de 3 milhões de máquinas de costura vendidas em todo o mundo. Os vendedores não mediam esforços para introduzir os produtos e as filiais multiplicaram-se, gerando a decisão da instalação de uma fábrica de máquinas de costura. A Singer adquiriu, em meados de 1950, a tradicional Fazenda Palmeiras, com 300 alqueires de terra e localizada no bairro de Viracopos, município de Campinas.

Em 1951, enquanto a SINGER Mundial comemorava 100 anos de existência, iniciava-se a construção daquela que seria a primeira fábrica de máquinas de costura da América Latina. A construção foi rápida e, a 14 de maio de 1955, foi inaugurada, pelo então Presidente do Brasil, Café Filho, e pelo governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros, a Companhia Industrial Palmeiras de Máquinas e Móveis.
Na época da inauguração, a SINGER empregava 548 pessoas. O crescimento foi tão rápido que, em 1958, a fábrica fazia a sua primeira exportação de 200 máquinas para o Chile. As vendas aumentavam e puxavam a produção. Novos produtos foram desenvolvidos e lançados no mercado brasileiro e a fábrica foi ficando pequena... essa situação determinou um plano de expansão e a criação de outras duas unidades: a fábrica de Agulhas, em 1968, na cidade de Indaiatuba, e a Singer do Nordeste, localizada em Juazeiro do Norte/CE, inaugurada em 1997.

Volkswagem Kombi, com a sua construção robusta monobloco (sem chassi), suspensão independente com barras de torção, além da exótica posição do motorista no carro (sobre o eixo dianteiro e com uma coluna de direção praticamente horizontal), o tornam um veículo simples e robusto, de baixo custo de manutenção.
Sua motorização é um caso a parte: embora os modelos mais recentes possuam motores mais modernos, durante 50 anos o motor que equipou o veículo no Brasil foi o tradicional "boxer" refrigerado a ar, simples e muito resistente. Tal durabilidade geralmente superava em muito a do resto do carro, sendo comum nas ruas brasileiras ver carros totalmente destroçados, porém com o motor rodando perfeitamente

O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" (ou "veículo multi-uso", em uma tradução mais livre). O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, idéia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca.
Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco.
Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950.

O grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953 e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação; o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção.
O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido