quarta-feira, 14 de agosto de 2013


FERRARI 365 GT4 2+2 . ALCIDES DINIZ  

A Ferrari 365 GT4 2+2, foi apresentada no Salão de Paris de 1972, e foi comercializada até 1976, quando foi substituída pela série 400.
Desenhado por Pininfarina , foi lançado para atingir a meta da Ferrari,em ter um cupê 2 +2 elegante, confortável e requintado. Durante a sua produção foram produzidos 521 carros,além de três protótipos.  

Muitas foram as marcas do GT4 365 2+2: a nova forma das alças, rodas com cinco raios em forma de estrela, acabamento do interior com couro e camurça, e como opcional era possível solicitar os vidros elétricos e ar condicionado.
O motor era praticamente idêntico ao instalado no GTC4 365. Um V12 a 60° longitudinal, com 4390 cc.  

Alcides Diniz, faleceu dia 26 de junho 2006,aos 63 anos. Era o segundo dos seis filhos do fundador do Grupo Pão de Açúcar, Valentim dos Santos Diniz.
Alcides faleceu após cinco anos de luta contra um câncer. Ele foi diretor operacional na empresa do pai até 1988, quando se desentendeu com o irmão mais velho,Abílio, atual presidente do conselho do Pão de Açúcar, e vendeu na época os seus 8% de ações ao pai, por US$ 120 milhões.
Abílio e Alcides, então romperam relações e nunca mais se falaram.  

A relação dos irmãos nem sempre foi tempestuosa. Em 1970, Alcides e Abílio dividiram as glórias da conquista da mais tradicional prova automobilística do País, as Mil Milhas de Interlagos.
Bon vivant e fã de esportes, Alcides liderou o ranking brasileiro de pólo nos anos 70. “Eu invisto no prazer. Acho que o único sentido da vida é viver bem”, disse `` Cidão´´ certa vez.
Alcides Diniz foi um dos responsáveis pela chegada de José Carlos Pace à Fórmula 1. Foi ele quem incentivou Juca Silva Gordo ( diretor do Banco Português do Brasil ), a patrocinar " Moco " na Fórmula 2, em 1971, e na F 1, no ano seguinte. "Devo aos irmãos Diniz, especialmente ao Alcides, a continuidade da minha carreira", reconheceu Pace à revista Grand Prix, em 1974.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013


FORD F1. WOOD 1949 - CAMPANHA ELEITORAL  

Em 1954, Adhemar foi candidato derrotado ao Governo do Estado de São Paulo. Janio Quadros foi o eleito com 18 mil votos a mais que Ademar.
Em1955 candidatou-se à Presidência da República pelo PSP, sendo novamente derrotado.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013



FNM JK 2000
 
Véspera do lançamento oficial

Catetinho - Brasília. 20/04/1960

quarta-feira, 7 de agosto de 2013


ÔNIBUS GMC. AUTO VIAÇÃO JABAQUARA ( VIAÇÃO COMETA ).   

Em 1937,o Dr. Arthur Brandi, futuro cunhado do major Tito Mascioli ( em 1931,o Oficial aviador italiano Tito Mascioli visitou o Brasil pela primeira vez. Mascoli participou da primeira travessia do Oceano Atlântico na esquadrilha de 14 hidroaviões Savoia Marchetti da Aeronáutica Italiana ),criou a Auto Viação Jabaquara S.A, para operar na linha de ônibus para melhorar as vendas de terrenos nos bairros distantes do centro da cidade de São Paulo. Tito Mascioli assumiu esta empreitada.    

Em pouco tempo, a Auto Viação Jabaquara S.A. controlava 40% do transporte coletivo da cidade de São Paulo. Entretanto, em 1947, com a criação da CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a empresa foi encampada. Tito Mascioli jamais recebeu qualquer indenização, apesar de ocupar o cargo de Diretor Tesoureiro da CMTC por um curto período. Neste mesmo ano Tito Mascioli comprou a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda., fundada em 1943.
No ano seguinte a empresa passou a se chamar Auto Viação São Paulo-Santos S.A. Logo depois, mudou seu nome para Viação Cometa S.A.
O nome da nova empresa foi inspirado no desenho de um cometa que existia na lateral dos ônibus da Auto Viação São Paulo-Santos. Curiosamente, as cores da nova empresa (azul e bege) vieram de um jogo de porcelana de chá que Tito Mascioli e sua esposa costumavam usar na Europa.

Em 2001 ocorreu uma cisão na Viação Cometa. A nova empresa adotou uma reformulação com carrocerias modernas e novo design da frota.
A Viação Cometa faz parte do grupo JCA, iniciais do empresário Jelson da Costa Antunes. O Grupo JCA é responsável pela 1001 Turismo e Viagens Ltda. (agência de passagens aéreas, reservas e outros serviços de turismo no Brasil e no exterior), e um dos principais acionistas da Barcas S/A - concessionária de transporte hidroviário.
Além da Viação Cometa integram também o Grupo JCA as empresas de transporte rodoviário: Auto Viação 1001, , Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense e Rápido Ribeirão Preto.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013


CHEVROLET MONZA   

O Chevrolet Monza foi fabricado pela General Motors do Brasil,entre os anos 1982 e 1996. Era derivado do Opel Ascona alemão e do inglês Vauxhall Carlton MK1.  
Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1983, 1987 e 1988. 

Lançado em Abril de 1982 inicialmente na versão Hatchback 3 portas (fabricada até 1989) com motor 1.6 e logo depois no mesmo ano ganhou opção de motor 1.8 devido as críticas com relação à performance modesta do motor 1.6.
Em 1983 ganhou as versões sedan 4 portas e sedan de 2 portas, sendo essa ultima a mais vendida, embora ela tenha sido retirada de produção em 1995.
Teve versão esportiva como a (S/R) baseada na carroceria hatchback, produzida até meados de 1988. Em 1987, a versão Classic inaugura o uso do motor 2.0 litros.  

O Monza será lembrado sempre como um carro que marcou uma revolução no seguimento de carros médios familiares no Brasil além de ter sido o carro mais marcante no país na década de 1980. O Monza Classic 500 EF, foi o primeiro GM brasileiro com injeção eletrônica. A Chevrolet em 1990, prestigiou a sua primeira série (5.000 unidades) ao campeão Emerson Fittipaldi.
A denominação 500 EF, com as iniciais do piloto e o número da sua grande conquista: as 500 Milhas de Indianápolis em 1989.  

O sedan conviveu com o Chevrolet Vectra da primeira geração, desde o lançamento em 1993 até Abril de 1996, quando o Vectra de segunda geração no Brasil foi lançado, obrigando a aposentadoria definitiva do Monza em Setembro do mesmo ano. A produção total foi de 857.810 unidades.