quinta-feira, 19 de julho de 2012



MARGINAL PINHEIROS. REDE ZACHARIAS 1983
O Ford Fairlane, foi fabricado pela Ford em 1955 até 1971.
O nome foi inspirado na casa de Henry Ford, em Fair Lane, ( Dearborn, Michigan ).
Em 1955, o Fairlane substituiu o Ford Crestline, oferecendo seis diferentes estilos de carrocerias, incluindo o Crown Victoria Skyliner com um simpático colorido, `` transparent plastic roof´´ ( plaxiglass ).

O projeto Fairlane, foi inicialmente destinado ao nicho ``full size´´( grande ), mas tornou-se um carro de tamanho médio a partir do modelo 1962.
O modelo `` mid-sized ´´,gerou o Fairlane australiano em 1967.
Em 1957, teve um novo conjunto de faróis dianteiros, mais longo e mais largo. Mas a grande novidade seria no final do ano, com o lançamento do Fairlane 500 Skyliner. Tinha uma inédita capota rígida retrátil.
O Fairlane 500, foi redesenhado em 1960 e também em 1961. No entanto, o recém lançado Ford Galaxie, acabou por ser o substituto da versão top de linha do Fairlane.
Uma versão mais barata, também foi lançada para concorrer no mercado americano com o Chevrolet Bel Air ( carro com preço econômico, e utilizado pela policia e também como táxi ).
Em 1962,o nome Fairlane foi `´transferido´´ para a nova linha intermediária da Ford,que visava preencher a lacuna entre o compacto Ford Falcon e o Ford Galaxie.
Em 1966, a linha Fairlane teve novas nomenclaturas; XL, GT, GTA e também foi redesenhado um novo conversível para se juntar a gama com o sedan, station wagons e hardtops.
No início de 1970,apenas o Fairlane 500 manteve-se como o modelo básico, pois novos modelos e versões já eram comercializados com o nome Ford Torino.
Em 1971,os modelos Falcon e o Fairlane 500 foram descontinuados.

Rede Zacharias teve início como Casa Zacharias,fundada em 1934.
Foi pioneira no Brasil a oferecer troca de pneus em ambiente fechado, modelo de atendimento seguido posteriormente, pelos seus principais concorrentes.

Quando Adhmar Zacharias, filho do imigrante libanês, Assad Zacharias, que fundou a empresa morreu em 2000,e um ano antes os dois filhos do empresário haviam falecidos em um acidente,nessa situação, Anna Maria Zacharias, esposa de Assad não viu outra alternativa a não ser assumir a administração da rede.
Na época, ela era uma dona de casa e não tinha conhecimento sobre gestão de empresas.
Mesmo assim,Anna Maria se esforçou para levar a empresa em frente, apesar de mudanças no mercado de pneus, como a chegada dos produtos chineses e a entrada dos supermercados na revenda de pneus e serviços.
Em 2007, a rede, que chegou a ter 92 lojas no final dos anos 80, já vinha acumulando dívidas, mas algumas lojas continuavam rentáveis.
Naquele ano, Anna Maria, já à beira dos 70 anos, foi procurada por uma organização que se apresentou "como especialista em recuperação de empresas em dificuldades``.
A proposta feita à empresária, foi a de comprar todas as ações do grupo e fazer acordos para saldar a dívida. Anna Maria aceitou a oferta.
Pela proposta, oito prédios que pertenciam à Zapa Participações ( empresa do grupo que geria os imóveis das lojas Zacharias ), seriam vendidos para o pagamento das dívidas varejista.
Apenas três imóveis foram vendidos.
As dívidas, entretanto, não foram pagas, e todas as 18 lojas da rede que restavam abertas foram fechadas. Os funcionários não receberam suas indenizações e os principais fornecedores solicitaram a falência do grupo.

Desde então, a empresária vem tentando na justiça um acordo.
Caso a recuperação judicial seja aprovada, serão vendidos os cinco imóveis da empresa,e reabertas algumas lojas.
O projeto de recuperação e licenciar a marca Zacharias, em todos os estados do Brasil.

FOTO GENTILMENTE ENVIADA - ELI MENDES
http://saudadesampa.nafoto.net

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terça-feira, 17 de julho de 2012


HOTEL CAMBRIDGE. AV. 9 DE JULHO

Inaugurado em 1951 com projeto do arquiteto Francisco Bak, o Hotel Cambridge tornou-se sinônimo de sofisticação, assim que seus 119 apartamentos foram inaugurados.
No bar do local, três painéis feitos pelo artista plástico Danilo Di Prete no mesmo ano da fundação davam ainda mais requinte ao ambiente. “Bar é cultura, frequente-o”, lia-se em cartaz afixado nas paredes.

Construído pelo empresário Alexandre Issa Maluf, o Cambridge foi alugado e gerenciado durante muitos anos por um grupo de espanhóis.
O Cambridge hospedou celebridades brasileiras e estrangeiros, como Dick Farney, Nat King Cole e Johnny Alf.
Não era raro o hotel estar lotado, recebendo hóspedes de todos os cantos do Brasil e do mundo, além de delegações de times de futebol, tanto de São Paulo que usavam o hotel para concentração, como times de outras localidades que viam no hotel um excelente local para a estadia.
Após uma briga entre as partes,no final dos anos 70, voltou às mãos do antigo proprietário e começou a decair.

No início da década de 90, passou por uma reforma, na tentativa de manter o glamour.
Morto em fevereiro de 1998, Alexandre Maluf deixou o hotel nas mãos dos filhos, Edgard e Renée.
O Cambridge continuou a funcionar como hotel até 2002, quando passou a receber exclusivamente festas.
Em fevereiro de 2010, quando a prefeitura declarou o imóvel como de interesse social (prática que faz parte do programa de revitalização do centro ), teve início uma ação judicial solicitando o desapropriamento por causa de dívidas acumuladas que culminou no depósito de 6,5 milhões de reais em juízo, por parte da administração pública.
Seria este o valor do imóvel, segundo estimativa de técnicos da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab).
O imóvel foi desapropriado pela prefeitura em 2011.

sexta-feira, 13 de julho de 2012


IMPORTAÇÃO LADA. 1991

No dia 09 de maio de 1990, o presidente Fernando Collor de Mello assinava a medida provisória que abria o Brasil para a importação de veículos.
A primeira marca estrangeira a tirar proveito da nova Lei foi a Lada ( fabricada na Rússia pela AvtoVaz ).
a Importadora tinha planos audaciosos: vender cerca de 50 mil unidades por ano,o que representava 6,5% do mercado nacional. Os primeiros anos foram de sucesso, no auge a rede de concessionárias chegou a ter 126 lojas no Brasil. mas logo as vendas começaram a cair e a Lada deixou o Brasil sete anos depois.
Quando o mercado brasileiro abriu as importações para os carros, a alíquota de importação era de 85%. Isso fez com que, além dos Ladas, os primeiros carros importados fossem modelos de luxo. Um Alfa Romeo 164 era vendido no País por US$ 135 mil, quase três vezes mais do que o carro mais caro do Brasil, o Escort XR3 Conver.

Foto - 23 outubro 1990 ( lote de adaptação e lançamento )

quarta-feira, 11 de julho de 2012


VIADUTO DO CHÁ. 1958

FOTO, COM VÁRIOS DETALHES INTERESSANTES

No fundo da foto; na fachada da loja Mappin ( encima do relógio ),um cartaz em forma de velas acesas, em comemoração dos 45 anos, da casa Anglo Brasileira.

Em frente da entrada principal do Teatro Municipal, tem um avião de fabricação Inglesa; Gloster Meteor F-8 ( O primeiro avião de caça á jato da FAB. Na época, divulgaram que o governo Brasileiro, pagou parte da compra dos 60 aviões, com 15.000 toneladas de algodão).

No viaduto,um trailer do Serviço Social da Indústria ( era uma biblioteca móvel, rebocado por uma pick up com baú,também adaptado para sala de leitura e biblioteca).

Na frente, o``quiosque´´ para a venda de ingressos,da III Mil Milhas Brasileiras, Interlagos (19/11/58,dupla vencedora Catharino Andreatta e Breno Fornari, com uma Carretera Ford ).
Embaixo do toldo do quiosque,está exposto um carro ( parece muito um Ford Sedan 48 ),e nas faixas laterais do toldo, a inscrição do sorteio de um automóvel, pela extração da Loteria Federal.

Do lado,um outro toldo com o patrocínio do Festival da Moda 1958, mas o que está exposto é um novíssimo DKW 1958 ( ainda com as portas suicidas ).