quinta-feira, 2 de maio de 2013




EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... VW FUSCA TAXI

O Volkswagen Sedan recebeu ´´nomes´´ em quase todos os países em que foi vendido.
No Brasil, o nome Fusca é um pouco mais peculiar: a origem do nome está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O fonema da letra V em alemão é algo como "fau" e o W é "vê". Ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães falavam "fauvê". Logo que o Fusca foi lançado na Alemanha, ficou comum a frase "Isto é um VW" ("Das ist ein VW").

Ao redor do mundo os nomes são geralmente relacionados a animais com formato parecido ao da carroceria:

-Volla na África do Sul

-Käfer ou Kugelporsche ("Porsche-bola") na Alemanha

-Coccinelle na Bélgica, França e Haiti

-Peta ("tartaruga") na Bolívia

-Косτенурка (Kostenurka, "tartaruga") na Bulgária

-Baratinha em Cabo Verde

-Weevil no Canadá

-Buba na Croácia

-Boblen (bolha) na Dinamarca

-Pichirilo no Equador

-Escarabajo (escaravelho) na Espanha e parte da América Latina

-Bug ou Beetle nos Estados Unidos

-Kotseng kuba (literalmente 'carro corcunda'), Pagong (tartaruga), Ba-o (tartaruga em Cebuano), Boks nas Filipinas

-Kuplavolkkari (kupla, bolha) na Finlândia

-Σκαθάρι ("Skathári", besouro) ou

-Σκαραβαίος ("Skaravéos", escaravelho) na Grécia

-Cucaracha ou Cucarachita ("Barata" e "Baratinha") na Guatemala.

-Cucarachita ("Baratinha") em Honduras.

Kodok ("sapo") na Indonésia

-Maggiolino na Itália. Também conhecido como Maggiolone

-Sedán ou Vocho no México

-Boble ("bolha") na Noruega

-Garbus ("corcunda") na Polónia

-Broscalanu' or Broscuţa (sapinho) na Romênia

-Mgongo wa Chura ("costas de sapo") e Mwendo wa Kobe ("velocidade de tartaruga") em Swahili na Tanzânia

-Kaplumbağa ou tosbağa ("tartaruga") ou vosvos na Turquia.

segunda-feira, 29 de abril de 2013



FÁBRICA VW VOLKSWAGEN. 1977  

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo, a 18 km da capital paulista, a fábrica Volkswagen Anchieta tem área total de 1.851.935 m2, dos quais 1.091.407 m2 são de área construída.
A história começou em 1949, quando pesquisas feitas no mercado latino-americano indicaram o Brasil como o melhor lugar para receber a primeira.
Em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, nascia a Volkswagen do Brasil.
De lá saíram os primeiros Fuscas, com peças importadas da Alemanha e montados por apenas 12 empregados.  

Entre 1953 e 1957, foram montados 2.820 veículos (2.268 Fuscas e 552 Kombis). Os planos da empresa ganharam novo impulso quando, em junho de 1956, o governo brasileiro criou condições para instalar no Brasil a indústria automobilística, fixando as bases para o rápido desenvolvimento do setor.
No mesmo ano, a Volkswagen decidiu construir sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP).
Já em 2 de setembro de 1957, produzia a Kombi, o primeiro carro da marca fabricado no Brasil, com 50% de suas peças e componentes produzidos no país. Lançado em 3 de janeiro de 1959, o Fusca rapidamente tornou-se sucesso de mercado (o Brasil produziu e vendeu 3.3 milhões de unidades), numa época dominada pelos grandes automóveis importados.
Em18 de novembro de 1959, é uma data histórica para a VW. Nesse dia foi inaugurada oficialmente a fábrica de São Bernardo do Campo, com a presença do então presidente da República do Brasil, Juscelino Kubistscheck, responsável pela instalação da indústria automobilística no país.  

Em julho de 1970, com os primeiros recordes de produção e vendas,a marca chegava ao primeiro milhão de veículos.
Em março de 1972,o Fusca registrava o marco histórico de um milhão de unidades vendidas.
O aprimoramento na produção de veículos adequados às condições e exigências brasileiras levou, em junho de 1974, ao lançamento do Passat, carro de tamanho médio, com motor de quatro cilindros, refrigerado a água, e com tração dianteira completamente diferente dos modelos anteriores.
O carro foi sucesso no Brasil e no exterior, principalmente no Iraque, para onde foram exportadas 200 mil unidades.
Em 1975, a filial brasileira já era a maior fora da Alemanha, e produzia 62% da produção nacional.

sexta-feira, 26 de abril de 2013



CHEVROLET C60 - ASSALTO CARRO FORTE BRINK´S -  1969   

Fundada no dia 5 de maio de 1859, na cidade de Chicago, por Washington Perry e Fidelia Brink, a empresa que levaria seus sobrenomes, chamada inicialmente de BRINK’S CITY EXPRESS, iniciou suas atividades como transportadora de caixas e bagagens de homens de negócio, que viajavam para a cidade em missões comerciais.
Em 1891 a BRINKS fazia sua primeira entrega bancária – seis sacos de dólares de prata, para o Home National Bank, tornando-se com isso a primeira transportadora de valores do mundo.
Em 1900, a empresa já contava com 85 carruagens e 200 cavalos, tendo com gerente um veterinário.
Pouco depois, em 1904, a BRINKS colocou em serviço seu primeiro carro modelo Knox a gasolina, que atingia a 40 km e equivalia a três carruagens e doze cavalos, aumentando assim a segurança e reduzindo o tempo de transporte de valores.    


Em 1918 a empresa abriu seu primeiro escritório fora da cidade de Chicago, em Cleveland, e logo depois em Rochester e Filadélfia.
Em 1925, o lançamento do slogan “Only Brink’s Can Open This Safe”, rapidamente se tornou sinônimo de segurança máxima. Pouco depois, em 1927, a empresa inaugurou seu primeiro escritório na cidade de Montreal no Canadá.
Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, a empresa, que já empregava 2.000 pessoas, foi a primeira do mercado a equipar seu carros de transporte de valores com blindagem e armas (revólveres calibre 38, rifles de repetição e até sub metralhadoras).
A expansão internacional começou em 1961 quando a empresa inaugurou filiais e novas instalações por diversos países europeus, começando pela França.
No Brasil a empresa chegou em 1966, e ao longo dos anos manteve o espírito pioneiro no desenvolvimento de seus produtos e serviços.
A década seguinte a empresa fortaleceu o transporte de valores via aérea.
Também no começo dos anos 70, vários caminhões da frota foram alvos da ação armada de grupos revolucionários, que vislumbravam oportunidade fácil e rápida de conseguir dinheiro para a revolução.   


Durante sua longa história, BRINKS foi escolhida para proteger alguns dos maiores e mais valiosos tesouros do mundo como o taco de baseball com que Hank Aaron quebrou o recorde de home-run do legendário Babe Ruth; as primeiras amostras da rocha trazidas da lua pelos astronautas; o diamante que Richard Burton deu a Elizabeth Taylor; a declaração de independência dos Estados Unidos; e o maior diamante bruto do mundo.

quarta-feira, 24 de abril de 2013




ÔNIBUS ARTICULADO CAIO GABRIELA - SCANIA B111  


Caio Gabriela, foi o primeiro ônibus articulado do País,no ano de 1978.
O veículo foi montado sobre chassi Scania B 111, motor DS 11, turbo alimentado,de 296 cavalos de potência.
A capacidade era para 180 passageiros (tudo o que alguns serviços de alta demanda precisavam na época).
O primeiro articulado tinha caixa manual de seis marchas (5 para frente e uma ré), com opção para a instalação de caixa automática. O sistema de freios tinha circuito independente para cada um dos 3 eixos.
A direção era hidráulica e a articulação Recrusul-Schenk, apoiada sobre chapa de aço no chassi dianteiro.
A ligação com o carro traseiro era feita com sistema emborrachado para absorver impactos e dar mais conforto a usuários.
O peso vazio do articulado Gabriela Scania era de 13 toneladas e o bruto de 30 toneladas. A carroceria media 18,15 metros.   

Apesar das dimensões, em comparação aos veículos convencionais, o Gabriela/Scania articulado era economico. Fazia 2,6 quilômetros por litro de diesel contra 3 quilômetros por litro de rendimento dos demais veículos de transporte público.
A vida útil estimada de 15 anos,contra 10 dos ônibus comuns, também era outro diferencial.
A primeira empresa a operá-lo foi a Transurb,de Goiânia,com 4 carros articulados,e depois foi a CMTC de São Paulo.

segunda-feira, 22 de abril de 2013




OTHON PALACE HOTEL - FROTA DKW TAXI 1965  

Othon Lynch Bezerra de Mello (Limoeiro, 9 de fevereiro de 1880 — Recife, 8 de fevereiro de 1970), foi empresário da hotelaria, industrial e político.
Mesmo com tendências literárias, teve no entanto, orientação voltada para a área empresarial por seu pai, que o mandou para a Europa, para aprender inglês e francês e conhecer empresas daquele continente.    

Iniciou sua atividade empresarial em 1905, na área do comércio, com uma loja de tecidos no centro do Recife.
Ampliou essa atividade, abrindo novas lojas na cidade.
Em 1913 foi empossado como primeiro secretário da Associação Comercial de Pernambuco.
Em 1924 comprou a Fábrica de Tecidos Apipucos, que se transformou em Cotonifício Othon Bezerra de Mello, destacando-se no meio têxtil.
Em 1943 fundou a Companhia Brasileira de Novos Hotéis, depois denominada Hotéis Othon S.A. Instalando no Rio de Janeiro, o tradicional ´´ Aeroporto Othon`` e em São Paulo o ``Othon Palace´´. A rede ampliou-se rapidamente por outros estados brasileiros.   

O Othon Palace Hotel foi um dos mais famosos hotéis de São Paulo.
A localização era privilegiada, localizado na esquina da Rua Líbero Badaró com o Viaduto do Chá e a Praça do Patriarca, ao lado do Edifício Matarazzo.
O Centro Velho foi, durante décadas, o local que reunia os interesses sociais, comerciais e financeiros de grande parte da população de São Paulo.
Desde a construção do Viaduto do Chá e principalmente depois da inauguração do Teatro Municipal já havia um movimento que indicava uma tendência de crescimento, mas essa situação começou a ficar mais definida em fins dos anos 1960, quando a necessidade de expansão territorial se fez imperiosa já que o Triângulo se tornara pequeno para o volume de negócios que a cidade gerava. Assim sendo, os paulistanos foram, pouco a pouco, se transferindo para outras regiões.   

O Othom foi perdendo o seu glamour, hospedes e`´estrelas´´ da Embratur, mas principalmente a qualidade de serviço...
Acabou por encerrar as suas atividades no final de 2008 quando já estava operando a anos com prejuízos financeiros.